Encontrada vala comum com mais de meia centena de cadáveres no Iraque

A polícia iraquiana encontrou hoje em Kirkuk, a norte de Bagdade, uma vala comum com mais de meia centena de cadáveres de vítimas do grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico (EI), anunciaram as Forças Armadas do Iraque.

Iraque adverte Irão que não aceita "ingerências" nos assuntos internos

© Reuters

Lusa
20/10/2020 23:08 ‧ 20/10/2020 por Lusa

Mundo

Iraque

Em comunicado, as Forças Armadas iraquianas explicam que a descoberta aconteceu durante uma operação de inspeção e "limpeza" de extremistas em aldeias e cidades da província de Kirkuk.

O Estado Islâmico assumiu o controlo das províncias iraquianas de Saladino, Nínive, Al Anbar e partes de Kirkuk e Diyala entre junho de 2014 e finais de 2017.

Durante a ocupação dessas províncias, o EI executou centenas de pessoas sob o pretexto de pertencerem ao exército, à polícia e a outras forças de segurança ou de com elas colaborar informando-as das movimentações do grupo.

Muitos foram sepultados em valas comuns, estimando-se que existam ainda dezenas por encontrar.

Apesar de as autoridades de Bagdade terem declarado vitória militar sobre o EI em dezembro de 2017, algumas células continuam ativas nas áreas montanhosas, sobretudo a norte e noroeste do país e na fronteira ocidental com a Síria.

Em agosto, a ONU advertiu que a ameaça do EI estava a crescer novamente nos principais bastiões do grupo na Síria e no Iraque, onde se estima que continuem ativos mais de 10.000 combatentes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas