Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Esper e Pompeo juntos para travar influência chinesa no Indo-Pacífico

Os secretários de Estado e da Defesa dos Estados Unidos, Mike Pompeo e Mark Esper, vão deslocar-se à Índia na próxima semana, para fortalecer as relações com Nova Deli, face às ambições de Pequim na região.

Esper e Pompeo juntos para travar influência chinesa no Indo-Pacífico
Notícias ao Minuto

22:39 - 20/10/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"A Índia será o parceiro mais decisivo dos Estados Unidos [da América (EUA)] na região do Indo-Pacífico (...) durante este século", explicitou Esper durante um discurso no 'think tank' Atlantic Council, citado pela agência France-Presse (AFP).

A visita à Índia faz parte de uma iniciativa de Washington para cimentar alianças já antigas e desenvolver mais esforços para conter o ritmo expansionista das influências de Moscovo e de Pequim.

O propósito dos EUA é enfatizar em Nova Deli a necessidade de uma "colaboração muito mais próxima" entre os dois países e a visita ocorre na altura em que aumentam as tensões entre a China e a Índia pela disputa dos Himalaias. As duas nações já enviaram contingentes para esta região.

Em junho, um conflito entre fações dos dois países provocou a morte a 20 militares do lado indiano e um número desconhecido de vítimas mortais nas fileiras chinesas.

A Índia "é a maior democracia do mundo, um país muito capaz, com gente talentosa que enfrenta a agressão chinesa nos Himalaias todos os dias", acrescentou Esper.

A China tentou aumentar drasticamente, nas últimas décadas, a influência sobre a Birmânia, o Sri Lanka, o Paquistão e o Bangladesh, opção que é vista com grande preocupação por Nova Deli.

A Austrália é outro ator nesta região, que, decorrente das tensões diplomáticas com Pequim, anunciou hoje que vai participar pela primeira vez nos exercícios militares navais com a Índia, o Japão e os Estados Unidos, ao largo da costa indiana, em novembro.

Estas manobras bélicas são uma demonstração de força para a Marinha da China, na qual Pequim fez um enorme investimento nas últimas décadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório