Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mulher detida no Irão por andar de bicicleta sem o hijab

A mulher foi detida por violar a lei islâmica relativamente ao uso de véu.

Notícias ao Minuto

21:15 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vídeo

Uma jovem mulher foi detida em Najafabad, no centro do Irão, depois de ter andado de bicicleta pela cidade sem o hijab (véu ou lenço para cobrir a cabeça) esta segunda-feira, como dá conta o The Guardian. O momento que mostra a mulher a andar de bicicleta sem o hijab foi publicado nas redes sociais.

A mulher, que não foi identificada, passou em frente a uma mesquita e ocasionalmente, como se pode ver no vídeo, ergue o seu braço direito.

“Uma pessoa que recentemente violou as normas e insultou o véu islâmico nesta região foi detida”, revelou o governador de Najafabad, Mojataba Raei, em declarações à agência IRNA. “A sua motivação para cometer esta ação está a ser investigada”, acrescentou o governador.

A IRNA referiu que o vídeo da mulher a circular de bicicleta sem o hijab gerou protestos de residentes e de clérigos de Najafabad.

Segundo a lei islâmica, em vigor desde a revolução islâmica de 1979, no Irão, as mulheres devem usar um hijab que cubra a sua cabeça e pescoço e que esconda o seu cabelo. Mas nas últimas duas décadas um número crescente de mulheres tem tentado testar os limites da lei em Teerão e noutras grandes cidades iranianas, ao permitirem que os seus véus deixem a descoberto mais cabelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório