Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Israel interceta projétil lançado da Faixa de Gaza

O sistema antimíssil israelita Iron Dome (Cúpula de Ferro) intercetou hoje um projétil desde a Faixa de Gaza até Israel, anunciou o exército.

Israel interceta projétil lançado da Faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

20:52 - 20/10/20 por Lusa

Mundo Israel

O disparo fez soar de novo os alarmes nas comunidades vizinhas pela segunda vez em cindo dias e depois de um período relativamente calmo.

Este tipo de lançamentos tem acontecido, ultimamente, de forma intermitente, sem que alguma milícia armada da Faixa reivindique a autoria, mas Israel aponta o movimento armado Hamas, que controla o enclave, como principal responsável.

Israel responde com bombardeios contra alvos do Hamas, que governa o enclave desde 2007, quando começou o bloqueio israelita.

Durante as últimas semanas, os 'media' locais noticiaram uma negociação indireta entre Israel e Hamas para garantir um período um período de calma na zona fronteiriça.

Hoje, o exército israelita anunciou ter encontrado um novo túnel subterrâneo escavado desde a Faixa de Gaza que liga ao território controlado por Israel e desde na segunda-feira intervém na zona fronteiriça para neutralizá-lo

Um porta-voz militar não avançou que organização construiu o túnel, mas considera responsável o Hamas - classificado como grupo terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, entre outros - por toda a atividade registada no enclave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório