O disparo fez soar de novo os alarmes nas comunidades vizinhas pela segunda vez em cindo dias e depois de um período relativamente calmo.
Este tipo de lançamentos tem acontecido, ultimamente, de forma intermitente, sem que alguma milícia armada da Faixa reivindique a autoria, mas Israel aponta o movimento armado Hamas, que controla o enclave, como principal responsável.
Israel responde com bombardeios contra alvos do Hamas, que governa o enclave desde 2007, quando começou o bloqueio israelita.
Durante as últimas semanas, os 'media' locais noticiaram uma negociação indireta entre Israel e Hamas para garantir um período um período de calma na zona fronteiriça.
Hoje, o exército israelita anunciou ter encontrado um novo túnel subterrâneo escavado desde a Faixa de Gaza que liga ao território controlado por Israel e desde na segunda-feira intervém na zona fronteiriça para neutralizá-lo
Um porta-voz militar não avançou que organização construiu o túnel, mas considera responsável o Hamas - classificado como grupo terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, entre outros - por toda a atividade registada no enclave.