Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sismo de magnitude 5.6 resulta em momento viral no parlamento islandês

Reação rápida de deputado islandês foi recebida com humor (e alguma crítica), embora seja a correta. Ao mesmo, a primeira-ministra do país era interrompida pelo tremor de terra durante uma entrevista.

Notícias ao Minuto

17:56 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Islândia

O sudoeste da Islândia foi esta terça-feira abalado por um tremor de terra de magnitude 5.6, tendo sido sentido na capital, Reiquiavique, mas sem relatos de feridos ou danos de maior envergadura. O maior dano sofreu, talvez, o parlamentar Helgi Hrafn Gunnarsson, que reagiu ao sismo de forma tão rápida, que acabou por ser motivo de troça nas redes sociais.

Gunnarsson, deputado no parlamento islandês desde 2003, estava a discursar quando o tremor de terra se fez sentir. A sua reação, que foi a correta, foi de correr para o umbral da porta mais próxima. Tudo isto aconteceu perante o olhar impávido do presidente do AlthingiSteingrímur Jóhann Sigfússon, que não saiu do lugar e apelou à calma dos presentes.

Houve quem criticasse, nas redes sociais, o facto de Gunnarsson ter corrido para se proteger enquanto o presidente do parlamento ficou para trás. O deputado, porém, respondeu à letra: "Peço imensa desculpa, deveria ter arrancado Steingrímur J. Sigfússon da cadeira rapidamente, agarrando-o pelos ombros, e saltado da varanda do Althingi".

Curiosamente, ao mesmo tempo que decorria este pequeno momento no parlamento islandês, a primeira-ministra do país, Katrín Jakobsdóttir, estava a ser entrevistada para o Washington Post, sendo ela também interrompida pelo tremor de terra.

O Instituo de Meteorologia islandês informou que o abalo foi registado ao início da tarde (14:43 hora de Lisboa) e que o epicentro do tremor de terra foi localizado perto de Krysuvik, a cerca de 35 quilómetros a sul da capital do país, Reiquiavique

A comunidade científica local não verificou um aumento da atividade vulcânica nesta região, cenário frequentemente associado à atividade sísmica na Islândia. Apesar de ser um dos países mais ativos do mundo em termos sismológicos, a grande parte dos tremores de terra ocorridos na Islândia são de pequena magnitude e provocam poucos danos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório