Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Restrições baixam incidência em Madrid. Casos sobem no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Restrições baixam incidência em Madrid. Casos sobem no Brasil

Portugal contabilizou esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a Covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, mantendo-se este número abaixo dos dois mil há três dias, depois de quatro dias com mais de dois mil novos casos notificados. De acordo com o último boletim, hoje divulgado, desde o início da pandemia de Covid-19, Portugal já contabilizou 103.736 casos confirmados e 2.213 óbitos.

Segundo o relatório das 15 mortes registadas, seis ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, cinco na região Norte, duas no Centro e duas no Alentejo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h58 - EUA com mais 300 mil mortes em comparação com anos anteriores. O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) norte-americano indicou, citado pela AP, que os Estados Unidos contabilizam este ano 2.2 milhões de mortes desde o início de fevereiro até ao final de setembro, um acréscimo de 14.5% em relação à média de anos anteriores (1.9 milhões de mortes).

23h50 - A situação em Portugal. O país registou hoje, também, mais 1.876 casos de infeção confirmados, fixando-se o número total em 103.736. O total de casos está abaixo dos 2 mil há três dias, depois de quatro dias acima desse valor. Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de casos de infeção desde 1 de agosto até esta terça-feira.

23h46 - A situação em Portugal. Portugal regista hoje 2.213 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 15 do que no dia anterior. Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de óbitos desde 1 de agosto até esta terça-feira:

23h40 - Os números globais da pandemia, esta terça-feira:

  • 40.988.298 casos de infeção, dos quais;
  • 30.578.336 estão recuperados (75%);
  • 9.281.735 são casos ativos (23%), dos quais 73.343 estão em estado grave (0,008%);
  • 1.128.227 morreram (3%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h19 "Nos próximos 10 dias podemos ter cerca de 4 mil casos diários". O epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge, disse esta terça-feira, numa entrevista dada ao programa Polígrafo, da SIC, que Portugal poderá chegar aos 4 mil novos casos diários de Covid-19 nos próximos dias.

23h01 - Brasil com mais 23 mil casos e 661 mortes no último dia. O Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 23.227 novos casos de coronavírus e 661 óbitos no espaço de 24 horas. Ambos os dados representam subidas face aos números divulgados ontem (15.383 contágios e 271 vítimas mortais). O Brasil acumula agora 5.273.954 casos de infeção e 154.837 mortos. 

22h51 Restrições baixaram incidência em oito dos nove municípios de Madrid. A incidência acumulada de Covid-19 baixou em oito dos nove municípios da Comunidade de Madrid com as restrições de mobilidade implementadas desde a entrada em vigor do estado de emergência, anunciaram hoje as autoridades locais. De acordo com a última atualização do mapa epidemiológico, a maioria das localidades sujeitas a restrições de mobilidade desde 2 de outubro viram baixar a incidência acumulada de casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes em relação à semana anterior.

22h41 - Investigadores indicam que Portugal pode chegar a 3500 a 4 mil casos por dia. Os investigadores indicam que os modelos estatísticos que usam "prevêem que entraremos em Novembro com mais de 3500 novos casos por dia", noticia o Público.

22h39 Sindicato preocupado com professores de risco que regressam à escola. O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) manifestou-se hoje preocupado com os professores que pertencem a grupos de risco para a Covid-19 e que já estão a regressar às escolas, reiterando que a situação é incompreensível.

22h15Presidente do Barcelona em isolamento após familiar contrair Covid-19. O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, foi, esta terça-feira, colocado em isolamento profilático após ter tido contacto direto com um familiar que foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.

21h43 Governo do Brasil comprará 46 milhões de doses da vacina Coronavac. O Ministério da Saúde brasileiro vai comprar 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, informou hoje o governo estadual de São Paulo. "O governo de São Paulo chegou a um acordo com o Ministério da Saúde para a aquisição, via Sistema Único de Saúde (SUS), de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria internacional entre a biofarmacêutica Sinovac Life Science e o Instituto Butantan, até o final de dezembro de 2020", indicaram as autoridades 'paulistas' em comunicado.

21h26 mara do Funchal ativa plano de contingência após teste positivo. A Câmara do Funchal anunciou hoje ter ativado o seu Plano de Contingência depois de um trabalhador da empresa municipal SocioHabita, que gere o parque habitacional, ter tido um resultado positivo num teste de despiste do novo coronavius.

21h25 Hospital de Santarém faz testes após infeção de profissional de saúde. O Hospital Distrital de Santarém anunciou hoje que fez a despistagem à presença do novo coronavírus a várias pessoas depois de um profissional de saúde ter teste positivo, procedendo também à descontaminação profunda dos espaços.

21h21 Mais de 100 mil californianos compraram uma arma em resposta à pandemia. Um relatório elaborado por investigadores da Universidade da Califórnia/Davis, revela que 110 mil californianos compraram uma arma de fogo como resposta direta ao coronavírus, refere o The Guardian. Dessas 110 mil pessoas, cerca de 47 mil compraram uma arma pela primeira vez.

21h20 - Jorge Gabriel em isolamento após Sónia Araújo ficar infetada. Sónia Araújo revelou, esta terça-feira, 21 de outubro, que testou positivo para a Covid-19. A apresentadora da RTP está bem, assintomática, mas vai ter de cumprir a quarentena. Por sua vez, Jorge Gabriel também está em isolamento.

20h37 Melania Trump cancela presença em comício devido a tosse persistente. A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, cancelou hoje a presença num comício na Pensilvânia por apresentar ainda uma "tosse persistente", devido à doença Covid-19, que contraiu no final de setembro.

20h35Associação da hotelaria e restauração quer testes gratuitos para o setor. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores do setor.

20h23 - PJ já teve "52 elementos infetados", atualmente estão oito. A PJ teve, desde o início da pandemia, 52 pessoas infetadas pela Covid-19, permanecendo atualmente oito com infeção e ainda outras 14 em isolamento profilático que "está prestes a findar", informou hoje o diretor nacional adjunto daquela polícia.

20h16 - França reportou esta terça-feira o número de mortes diárias mais elevado desde o dia 17 de maio. Direção-Geral de Saúde francesa anunciou que nas últimas 24 horas morreram 262 pessoas (162 nos hospitais e 100 nos lares). Foram identificados 20.468 novos casos de coronavírus.  

França totaliza 930.745 casos de infeção e 33.885 óbitos desde o início da pandemia.

19h22 Madeira sinaliza três novos casos e 17 situações suspeitas. A Madeira sinalizou hoje três novos casos de Covid-19, seis recuperações e 17 situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), sublinhando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 103.

19h20 - Google revela que na última semana, nos Estados Unidos, 'Covid-19' foi mais pesquisada do que 'desemprego'.

19h19 Líderes das maiores religiões pedem unidade face à pandemia e guerras. Líderes de várias religiões exigiram hoje em Roma um mundo mais fraterno, unido e aberto ao diálogo de modo a acabar com as "principais feridas", como as guerras ou a pandemia do novo coronavírus.

19h18 Escola de Vila Viçosa encerra após infeção de aluno ligada a surto local. A Escola Básica de São Romão, concelho de Vila Viçosa (Évora), encerrou hoje por um aluno estar infetado com Covid-19, situação que está relacionada com o surto em valências da Misericórdia da vila, disse o vice-presidente do município.

19h17 Montalegre repõe feiras, missas e horário da restauração. A Câmara de Montalegre anunciou hoje um "regresso à normalidade" no horário de funcionamento da restauração e a retoma das feiras e missas no concelho, que verifica casos de recuperação após um surto do novo coronavírus.

19h16 Audições pedidas pelo PS sobre app são por escrito ou em dezembro. O parlamento aprovou hoje a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento do Estado.

19h15Ciberbullying cresceu durante a pandemia e é prioridade da Escola Segura. Os ministros da Educação e da Administração Interna realçaram hoje, no Entroncamento, o papel das forças segurança no combate ao 'ciberbullying', que "cresceu durante os tempos de pandemia e é hoje uma prioridade de ação do programa Escola Segura".

18h45 Grécia regista novo recorde diário de contágios com mais 667 infeções. A Grécia registou hoje um novo recorde diário de novos casos de Covid-19, ao contabilizar 667 infeções, quatro dias depois de, após oito meses da pandemia, ter ultrapassado os 500 infetados num só dia.

18h38 UE e países associados superam fasquia dos cinco milhões de casos. A UE e países associados superaram já os 5 milhões de casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia, revelam os dados hoje atualizados pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC, sigla em inglês). A Espanha é o país com um maior número de casos assinalados desde o início da pandemia, com 874.449, seguida de França (910.277), Reino Unido (741.212), Itália (423.578) e Alemanha (373.167), enquanto Portugal surge na 12.ª posição da tabela, já acima dos 100 mil casos.

18h37 Hospital de Cascais instala túnel de desinfeção contra a Covid-19. Hospital de Cascais instalou um túnel de desinfeção contra a Covid-19, à entrada das instalações, que permite a desinfeçãodeteção de utilização de máscara e medição da temperatura corporal de todos os utentes.

18h28 Espanhol surpreendido com preço das máscaras em Portugal, por serem muito mais baratas. No Twitter, o homem publicou um vídeo onde garante que comprou dez caixas de 20 máscaras, num supermercado nacional, por 17.40 euros, ou seja, segundo ele, 11 vezes mais baratas do que em Espanha.

18h26 mara de Leiria vai disponibilizar 500 testes de diagnóstico. A Câmara de Leiria vai disponibilizar 500 testes de diagnóstico da Covid-19 destinados à população mais vulnerável, no âmbito do quarto pacote de medidas para conter a pandemia, disse hoje à Lusa o presidente do município.

18h20Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos. A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou hoje que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de Covid-19 e acusou o Ministério da Educação de "esconder informação" solicitada a este propósito.

18h18UEFA autoriza AZ Alkmaar a viajar para Itália apesar dos 13 positivos. A UEFA autorizou hoje o AZ Alkmaar a viajar até Nápoles para jogar na quinta-feira na Liga Europa, embora 13 dos seus futebolistas estejam infetados com o novo coronavírus e não possam jogar.

18h17 Alto responsável palestiniano internado em Israel em estado crítico. Um dos principais rostos da política palestiniana Saeb Erekat, internado num hospital israelita com a doença Covid-19, está em estado crítico, mas estabilizado, indicou hoje a família do negociador e diplomata.

18h11 Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados. Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse hoje a administração daquela unidade, recusando que esteja em causa o funcionamento do hospital.

18h10 Morreu uma das utentes internadas do lar Mansão de São José em Beja. Uma idosa de 91 anos que era uma das utentes do lar Mansão de São José com Covid-19 e internadas morreu no hospital de Beja, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

17h53Espanha registou hoje mais de 13.873 novos casos e 218 mortes. Espanha registou hoje 13.873 novos casos de Covid-19 elevando para 988.322, muito perto de um milhão de casos, o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. Por outro lado, as autoridades contabilizaram mais 218 mortes com a doença nas últimas 24 horas, também o maior aumento diário da semana, passando o total de óbitos para 34.210.

17h31 - A área metropolitana de Manchester, no Reino Unido, vai passar para o nível de alerta mais elevado, o 'Nível 3'. A decisão foi esta terça-feira anunciada pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e entrará em vigor a partir de sexta-feira. O governante indicou que "não agir agora" poderia colocar as vidas dos residentes de Manchester "em risco". Johnson indicou, ainda, que acrescentou um valor "generoso" de apoio financeiro à região mas que o mayor, Andy Burnham, recusou.

A maior parte da Inglaterra, recorde-se, ainda se encontra no nível "médio", o mais baixo de uma escala de três, que permite o convívio social em espaços fechados ou ao ar livre, mas em grupos de até seis pessoas e obriga ao encerramento de bares e restaurantes às 22:00 horas.

O nível "muito elevado", o mais alto, proíbe o convívio entre agregados familiares em espaços fechados, para além das medidas em vigor no resto do país, mas escolas e universidades continuam abertas. Obriga também ao encerramento de 'pubs' e bares que não sirvam refeições e recomenda às pessoas para não entrarem ou saírem das áreas com maiores restrições.

17h05Presidente de Vizela teve resultado positivo mas mantém-se em funções. O presidente da Câmara de Vizela, Vítor Hugo Salgado, disse hoje à Lusa que fez um teste com resultado positivo ao novo coronavírus, mantendo-se em funções, a trabalhar a partir de casa.

16h56 Jovem de 14 anos faz descoberta que pode conduzir à cura para a Covid-19. Uma jovem de 14 anos, natural de Frisco, no estado do Texas, ganhou um prémio de 25 mil dólares (pouco mais de 20 mil euros), no âmbito do concurso '3M Young Scientist Challenge', depois de fazer uma descoberta que pode conduzir a um possível tratamento para a Covid-19. A invenção de Anika Chebrolu, que faz uso de uma base de dados com 682 milhões de compostos e um programa informático, permite descobrir como e onde é possível unir uma determinada molécula ao vírus SARS-CoV-2 para deter a sua propagação.

16h55 Itália perto dos 11 mil novos casos, regista 89 óbitos em 24 horas. A proteção civil italiana reportou esta terça-feira 10.874 novos casos de coronavírus no espaço de 24 horas. No mesmo período de tempo morreram 89 pessoas, um dado que mostra que o número de mortes diárias está a crescer gradualmente (ontem foram anunciados 73 óbitos e no domingo 69). No total, Itália soma nesta altura 434.449 casos de contágio e 36.705 vítimas mortais. 

16h54Sindicato dos Professores reclama testes nas escolas de Évora. O Sindicato dos Professores da Zona Sul defendeu hoje a necessidade de realização de testes para detetar o novo coronavírus SARS-CoV-2 nas escolas do distrito de Évora, nas quais "se têm vindo a registar casos de Covid-19".

16h44 - Farto de cantar os ‘Parabéns’ enquanto lava as mãos? INEM dá alternativas.

16h37 Número de novos contágios no Reino Unido acima dos 20 mil. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou que nas últimas 24 horas foram identificados 21.331 novos casos de coronavírus (o maior registo diário de sempre, excluindo o dia 4 de outubro, em que foram acrescentados casos em atraso) e morreram mais 241 pessoas (uma subida significativa face aos 80 óbitos divulgados no dia anterior e também o maior registo desde 5 de junho). Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 762.542 casos de infeção e 43.967 vítimas mortais. 

15h52 Província chinesa regista três casos importados via Portugal. A província de Shaanxi, no centro da China, registou três casos de Covid-19 na sexta-feira, todos cidadãos chineses regressados ao país através do aeroporto de Lisboa, disse hoje à Lusa fonte das autoridades. Um dos homens veio de Angola e o outro de Cabo Verde, sendo que ambos passaram por Lisboa, onde apanharam um voo da Beijing Capital Airlines com destino a Xi'an.

15h45 Surto com 13 infetados em unidade de cuidados continuados em Serpa. Um surto com 13 infetados pelo vírus que provoca a doença Covid-19 foi identificado na Unidade de Cuidados Continuados de Média e Longa Duração da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, revelou hoje o provedor da instituição.

15h32 Encerrada escola em Ponta Delgada depois de caso positivo de criança. A Autoridade de Saúde dos Açores determinou hoje o encerramento entre dois a três dias da escola do concelho de Ponta Delgada onde um aluno acusou positivo para a Covid-19, para testar toda a comunidade escolar.

15h16 - Maior n.º de internados (inclusive em UCI) em quase seis meses. O número total de doentes internados é hoje de 1.237, mais 63 do que na véspera e o maior número desde 19 de abril. O número de doentes hospitalizados tem registado uma curva ascendente, especialmente desde final de agosto, tendo passado de um mínimo de 311 internados (a 26 de agosto) para o atuais 1.237. O pico de hospitalizações atingido em Portugal, recorde-se, foi de 1.302, atingido a 16 de abril. Quando ao número de doentes em unidades de cuidados intensivos (UCI), estes são agora 176 (mais 11 do que ontem), e o maior número desde 26 de abril (182).

15h10 - Mais de 5.800 recuperados em quatro dias. O número de doentes recuperados é hoje de 1.932, o maior balanço diário desde final de maio. Nos últimos quatro dias, o número de casos recuperados reportados tem sido maior do que o usual, totalizando-se 5.832 doentes recuperados. O total é agora de 61.898.

15h05 - Casos ativos descem pela primeira vez desde meados de agosto. Assiste-se hoje à primeira descida no número de casos ativos de infeção (-71) desde que este dado começou a ser divulgado pela DGS, a 17 de agosto. O número primeiramente avançado foi de 12.655 casos ativos (ou seja, pessoas que estão atualmente infetadas no país) e agora está em 39.625.

15h03Portugal registou mais 15 óbitos e 1.876 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de contágios sobe para 103.736 e o de vítimas mortais para 2.213.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório