Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Governo espanhol pondera o recolher obrigatório em toda a Espanha

Após o conselheiro de saúde de Madrid ter anunciado a possível aplicação da medida na comunidade madrilena, eis que esta pode vir a ser aplicada em todo o país. Mas para isso é preciso decretar, também, o estado de emergência.

Governo espanhol pondera o recolher obrigatório em toda a Espanha
Notícias ao Minuto

13:39 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O governo espanhol acaba de anunciar que poderá decretar o recolher obrigatória em toda a Espanha, se concluir que é o necessário para combater a propagação da Covid-19. Porém para isso, terá de ser decretado também o estado de emergência no país.

Segundo anunciado em conferência de imprensa, após conselho de ministros no país, o ministro da Saúde afirmou que se pondera decretar um horário de recolher noturno, para impedir que as pessoas andem na rua de noite.

Para isso, será necessário decretar estado de emergência novamente no país, uma vez que, juridicamente, não existe outra forma de conseguir limitar aquele que é um direito fundamental como sair de casa à hora que se quer.

A sugestão desta medida surgiu em Madrid, mas, segundo o El Pais, outras comunidades espanholas terão sugerido aplicar a mesma medida, que será agora analisada pelo Governo espanhol, segundo confirmou o ministro da Saúde na conferência de imprensa que decorre por esta altura no país vizinho.

“No que diz respeito à possibilidade de decretar o recolher obrigatório, vimos que esta medida já foi aplicada noutros países europeus, com casos de incidência (da Covid-19) semelhantes ou até inferiores aos nossos. Esta medida requer que se decrete o estado de emergência, situação que iremos analisar, com a Comunidade de Madrid e outras comunidades que também defendem este plano", afirmou Salvador Illa, referindo que se se concluir que é a melhor opção, então o governo avançará com um novo estado de emergência no país, por um período de 15 dias. 

O ministro de Saúde salientou, contudo, que ainda não há uma decisão tomada e que a hipótese está apenas a ser analisada. Salvador Illa informou, ainda, que os próximos dias "serão decisivos" para o tomar de atitudes por parte do Governo na luta contra a pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório