Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Madrid pondera adotar recolher obrigatório para combater Covid-19

Medida já foi adotada em França.

Madrid pondera adotar recolher obrigatório para combater Covid-19
Notícias ao Minuto

09:29 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

A comunidade de Madrid está a ponderar declarar o recolher obrigatório para garantir que não há deslocações em determinadas horas do dia, para ajudar a cumprir as regras de combate à Covid-19.

A notícia foi avançada esta terça-feira, pelo conselheiro de Saúde Enrique Ruiz Escudero. A medida é semelhante à já imposta em França e consiste em estabelecer um horário de recolher obrigatório, que obrigue as pessoas a fecharem os estabelecimentos e a regressarem a casa.

Ruiz Escudero elogiou a medida considerando-a positiva porque permite reduzir a mobilidade, o que é muito eficaz contra a propagação do vírus, escreve o ABC.es.

"É uma possibilidade que não veríamos como má", disse o chefe de Madrid, que reconheceu que não tinha discutido o recolher obrigatório com conselheiros de saúde de outras comunidades, e que o assunto foi apenas tratado internamente no departamento que dirige.

O Ministério da Saúde espanhola vai reunir-se na quarta-feira com os responsáveis pela saúde das comunidades autónomas, que têm competências para tomar decisões nesta área, esperando-se que do encontro saia algum tipo de indicação comum para enfrentar a pandemia.

O estado de emergência com limitações à deslocação de pessoas está em vigor até sexta-feira em nove concelhos da região de Madrid, entre eles o da capital do país, sendo de prever uma alteração dessas medidas.

As várias comunidades autónomas espanholas têm tomado medidas diversas para conter a propagação da pandemia, como a da Catalunha que decidiu na semana passada fechar todos os cafés, bares e restaurantes durante 15 dias e reduzir a lotação dos centros comerciais para 30% e dos ginásios em 50% para tentar conter o avanço da covid-19.

A progressão da pandemia na Europa tem levado vários países a tomar medidas para baixar a sua incidência, como em França, onde o Governo impôs o recolher obrigatório em nove regiões do país a partir de sábado passado.

pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.198 em Portugal.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (43.726 mortos, mais de 741 mil casos), seguindo-se Itália (36.616 mortos, mais de 423 mil casos) Espanha (33.889 mortos, mais de 974 mil casos), e França (33.623 mortos, mais de 910 mil casos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório