Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Hoje o número de recuperados supera o de novos casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Hoje o número de recuperados supera o de novos casos
Notícias ao Minuto

07:54 - 20/10/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal ultrapassou na segunda-feira a 'barreira' dos 100 mil casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (103.736), com 1.876 contágios a serem registados nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 2.213 vítimas mortais, sendo que 15 ocorreram no último dia.

Foram dadas como recuperadas 61.898 pessoas.

Com a pandemia "numa fase ascendente", como referiu ontem o primeiro-ministro, o Governo admite não poder "excluir nenhuma medida", mas sublinha que o Estado de Emergência "não é um cenário que esteja em cima da mesa" e que o anterior confinamento teve "custos imensos".

Marcelo Rebelo de Sousa dá continuidade às reuniões com diferentes personalidades da área da Saúde, e recebe hoje o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

A ministra da Saúde, que foi a primeira a ser recebida pelo Chefe de Estado, falou aos jornalistas no fim da reunião mas recusou comentar a possibilidade de serem adotadas medidas mais musculadas de combate à pandemia em Portugal.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui.

14h54 - Tribunal de Chaves cancela diligências por dois dias após casos positivos. O Tribunal de Chaves cancelou as diligências entre hoje e quarta-feira por precaução, ficando assegurado o serviço urgente, depois de serem conhecidos dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

14h45 - Sónia Araújo infetada com Covid-19Sónia Araújo testou positivo para o novo coronavírus, contou a própria num vídeo publicado nas suas redes sociais esta terça-feira, dia 20. A apresentadora, que diz não ter sintomas, referiu que vai ficar em isolamento em sua casa nos próximos 10 dias. 

View this post on Instagram

A post shared by ꜱóɴɪᴀ ᴀʀᴀúᴊᴏ (@sonia_l_araujo) on Oct 20, 2020 at 5:32am PDT

14h34 - A região de Campânia, no sul de Itália, quer impor recolher obrigatório a partir do fim de semana, de forma a conter a propagação do novo coronavírus, disse, esta terça-feira, o presidente da região. A Lombardia, no norte de Itália, também anunciou hoje a intenção de decretar recolher obrigatório.

14h29 - Açores com um novo caso e duas recuperações nas últimas 24 horas. As 956 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas permitiram diagnosticar um caso positivo de Covid-19 na ilha de São Miguel e duas recuperações no arquipélago, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h22 - 'Vizinho Amigo' está de regresso para ajudar grupos de risco. O novo aumento de casos de Covid-19 em Portugal motivou o regresso "em força" da iniciativa 'Vizinho Amigo'. Recorde-se que o projeto solidário, criado em março, foi idealizado por um grupo de jovens, cuja principal missão é ajudar aqueles que estão inseridos em grupos de risco.

14h07 - Número de recuperados supera o de novos casos. Portugal registou mais 15 óbitos e 1.876 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de contágios sobe para 103.736 e o de vítimas mortais para 2.213.

Há ainda registo de 1.932 recuperados no último dia, sendo o total 61.898. De salientar também que, em relação ao número de casos ativos, o total é hoje de 39.625 (menos 71 do que ontem). 

14h04 - Utilização da máscara? "Só termina quando a coloca no lixo". A quantidade de máscaras no chão é algo que tem vindo a ser motivo de alerta. Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde recorreu ao Facebook para relembrar que "a utilização da máscara cirúrgica só termina quando a coloca no lixo". 

14h00 - Ex-diretor-geral da Saúde diz ser "oportuna" reunião do Conselho de Saúde Pública. Francisco George considerou hoje "oportuna e seguramente importante" a reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública, marcada para sexta-feira, para analisar a situação epidemiológica de Covid-19 "na perspetiva do futuro próximo", mas com base em análises cientificamente fundamentadas.

13h44 - Ciberataques na União Europeia aumentaram com pandemia. Os ataques cibernéticos são cada vez mais sofisticados e aumentaram com a Covid-19, conclui o relatório da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) sobre as principais ameaças detetadas entre 2019 e 2020, hoje divulgado.

13h42 - China testou vacinas em 60 mil pessoas "sem efeitos adversos sérios". Cerca de 60 mil pessoas em vários países receberam vacinas experimentais chinesas contra a doença Covid-19 no âmbito de quatro ensaios clínicos, avançou hoje um alto funcionário governamental chinês, assegurando que nenhum voluntário apresentou "efeitos adversos sérios".

13h39 - Rússia regista novo recorde diário com mais de 16 mil casos. O país registou nas últimas 24 horas 16.319 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, um novo recorde de contágios diários desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades de saúde do país.

13h25 - O  novo coronavírus matou pelo menos 1.119.590 de pessoas no mundo desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou o início da doença no final de dezembro na China. Mais de 40.416.800 casos de infeções pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia e pelo menos 27.791.000 pessoas já foram consideradas curadas.

13h15 - O Governo espanhol anunciou, em conferência de imprensa, que está a ponderar impor o recolher obrigatório em toda a Espanha.

Após conselheiro de saúde de Madrid ter anunciado a possível aplicação da medida na comunidade madrilena, eis que esta pode vir a ser aplicada em todo o país. Mas para isso é preciso decretar, também, o estado de emergência.

13h00 - Em Espanha, a repórter de um programa da Telecinco foi criticada nas redes sociais pelo uso de uma máscara inapropriada, que em nada protege contra a Covid-19. O caso ganhou destaque após a repreensão de um enfermeiro.

12h52 - Os escalões de futebol sub-17 e sub-19 do Tondela têm 22 jogadores com testes positivos ao vírus SARS-CoV2. Vinte e um vivem em comunidade, anunciou hoje o clube que suspendeu os treinos desde a identificação do primeiro caso.

12h25 - "Quero ser muito claro: volto a dizer que se aproximam semanas muito duras", disse o ministro da Saúde espanhol, citado pelo El País, após o Conselho de Ministros. "A segunda vaga não é uma ameaça, é uma realidade em toda a Europa", acrescentou, referindo, uma vez mais, que para conter a propagação do vírus é necessário "reduzir a mobilidade e os contactos".

12h17 - Companhia aérea vai despedir 700 trabalhadores. A Finnair - companhia aérea finlandesa - anunciou hoje um corte permanente de 700 postos de trabalho devido ao impacto da pandemia da Covid-19 nas suas operações, depois de ter previsto 1.000 despedimentos no final de agosto.

12h08 -  Infetar para encontrar vacina? Uma equipa de investigadores do Reino Unido quer infetar voluntários saudáveis com o novo coronavírus para estudar a doença, na esperança de conseguir acelerar o desenvolvimento de uma vacina, revelou hoje a Imperial College London. Estudo esse que o governo britânico disse hoje apoiar.

A Imperial College London (ICL) conta que tem uma equipa preparada para iniciar um "estudo de desafio humano" ("human challenge study") com o vírus que causa a Covid-19, sendo "o primeiro estudo deste tipo em qualquer lugar do mundo".  

11h47 - Ovar instala contentores em unidades de saúde para facilitar rastreios. O município de Ovar, que entre março e abril esteve sob cerco sanitário devido à Covid-19, instalou contentores em várias unidades de saúde locais para facilitar rastreios, acolher utentes e responder às necessidades de profissionais, revelou hoje a autarquia.

11h38 - Crianças e jovens britânicos correm o risco de se tornar uma "geração perdida" devido às medidas decretadas pelo governo no combate à pandemia, alertam membros do Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (SAGE), em entrevista ao The Guardian.

Aqueles com idade entre os sete e os 24, a chamada 'Geração Z', não são as principais vitimas do impacto do novo coronavírus em termos de saúde, mas, de acordo com os conselheiros do governo, correm o risco de ser "catastroficamente" atingidos pelos "efeitos colaterais" da pandemia.

11h12 - "A Covid-19 tem de ser um ponto de viragem". Num artigo de opinião, partilhado no Finantial Times, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) frisou que a tragédia da pandemia do novo coronavírus tem de levar a uma mudança na forma como os países abordam a saúde.

"Acima de tudo, a tragédia da Covid-19 não nos deixou outra opção a não ser mudar a forma como abordamos a saúde, para melhor. Precisamos de garantir serviços de saúde para todos através de investimento na cobertura universal de saúde e fortalecer os sistemas nacionais e globais para emergências de saúde", vincou Tedros Adhanom.

11h03 - Lar da Misericórdia de Castelo de Paiva com 46 casos positivos. O Lar da Misericórdia de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, tem 46 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 28 em utentes e 18 em colaboradores, revelou hoje o presidente da Câmara local, Gonçalo Rocha.

10h59 - Já foram registadas cerca de 59 mil mortes relacionadas com o novo coronavírus no Reino Unido. Dados publicados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que 53.863 mortes ocorreram em Inglaterra e no País de Gales, reportam os meios de comunicação locais.

10h48 - Desemprego registado aumenta 36% em setembro. Há agora mais de 410 mil inscritos, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

10h23 - Fortuna dos bilionários chineses da Internet regista crescimento recorde. Os bilionários chineses, sobretudo do setor da Internet, registaram níveis recorde de criação de riqueza em 2020, ano marcado por uma profunda recessão na economia mundial devido à pandemia da Covid-19.

10h15 - A segunda fase da campanha da vacina de gripe começou ontem, estando agora disponível para pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas. Através de uma publicação no Twitter, a Direção-Geral da Saúde apela: "Vacine-se por si, vacine-se por todos".

10h13 - Catalunha soma 51 vítimas mortais, número mais alto da segunda vaga. A região autónoma espanhola registou 2.897 novos casos de infeção e 51 óbitos nas últimas 24 horas. O registo diário de mortes é o mais alto desta segunda vaga da pandemia, reporta o El País.

10h04 - CHUC suspende temporariamente estágios devido à evolução da Covid-19. Estão, assim, suspensas durante 14 dias as atividades presenciais de todos os alunos da Universidade de Coimbra, com destaque para os alunos do Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária, das Escolas Superiores de Enfermagem e das Escolas Superiores de Tecnologias da Saúde. A medida entra em vigor esta terça-feira, dia 20 de outubro.

09h55 - Reino Unido apoia ensaios clínicos que infetam voluntários. O governo britânico anunciou, esta terça-feira, que apoiaria ensaios de "desafio humano" em que voluntários jovens e saudáveis são deliberadamente infetados com o novo coronavírus, de forma a acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a doença, reporta a Reuters

Se aprovados por reguladores e por uma comissão de ética, os estudos começariam em janeiro de 2021.

09h44 - GNR encerra espaço de diversão noturna em Felgueiras. A Guarda Nacional Republicana encerrou, no dia 16 de outubro, um estabelecimento de diversão noturna, que funcionava com música ao vivo e que reunia 108 pessoas, na freguesia de Pombeiro, em Felgueiras.

O encerramento decorreu na sequência de uma ação de fiscalização da força militar no âmbito da Covid-19 e culminou com a detenção de dois homens.

09h33 - Covid-19 pode nunca desaparecer totalmente.  O consultor científico britânico, Patrick Wallace, considerou "improvável" que uma vacina contra o novo coronavírus trave por completo as infeções e alertou que a doença pode nunca desaparecer totalmente.

“É provável que a doença circule e se torne endémica", disse, citado pela Sky News.

09h23 - 1.640 novos casos nas Filipinas. O país registou o menor aumento diário de casos em quatro semanas, com 1.640 novos contágios nas últimas 24 horas, reporta a Reuters. Foram também registadas 17 mortes no último dia.

Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados subiu para 360.775 e o de vítimas mortais para 6.690.

09h13 - Recolher obrigatório em Madrid? O conselheiro para a Saúde da Comunidade de Madrid, Enrique Ruiz, pondera pedir ao Governo central que implemente o recolher obrigatório para combater o aumento de infeções pelo novo coronavírus. "É uma possibilidade que não veríamos como má", disse o chefe de Madrid, reconhecendo que não tinha discutido o recolher obrigatório com conselheiros de saúde de outras comunidades, e que o assunto foi apenas tratado internamente no departamento que dirige.

09h05 - "Estamos a ter uma transmissão descontrolada do vírus na comunidade". A afirmação é de Filipe Froes, médico pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, que, em entrevista ao Notícias ao Minuto, admitiu estar preocupado com a possível rutura do Serviço Nacional de Saúde e que, sendo certo que a pandemia vai continuar a agravar-se nas próximas semanas, considera que este é o momento de o país se unir em torno de uma resposta coesa no combate ao "inimigo comum" que é o SARS-COv-2.

Se o fizermos, acredita,  ainda vamos a tempo de evitar um novo confinamento

08h57 - 'Novo' lay-off mais abrangente a partir de hoje (e pode chegar aos 100%). Principais alterações ao sucedâneo do lay-off simplificado estão relacionadas com o alargamento a empresas com quebras superiores a 25% e a possibilidade de reduzir a 100% o horário de trabalho nas empresas mais penalizadas pela pandemia. Fique a par.

08h53 - Escola em segurança. O Serviço Nacional de Saúde relembrou, através do Facebook, os cuidados a ter para que o dia a dia escolar decorra em segurança

  • Cumpra as regras de distanciamento;
  • Não partilhe objetos nem comida;
  • Evite tocar em superfícies;
  • Lave as mãos;
  • Use sempre e corretamente máscara. 

08h45 - "Muito ajudaria" que empresas adotassem teletrabalho". O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes diz que o regresso ao confinamento "seria devastador para a economia e para o emprego", defende que sejam tomadas medidas "constantes e coerentes" e sugere que as empresas que o possam fazer implementem o teletrabalho.

08h35 - Recolher obrigatório na Lombardia. Perante o aumento das infecções pelo novo coronavírus, as autoridades da região da Lombardia, a mais afetada durante a primeira vaga da pandemia, pediram ao Governo para impor recolher obrigatório a partir de quinta-feira, entre as 23h00 e as 05h00, reporta o Corriere della Sera.

O ministro da saúde italiano já disse "concordar com a hipótese de medidas mais restritivas".

08h32 - Ciberbullying tem maior expressão com distanciamento social, avisa PSP. A autoridade lembra que os comportamentos de 'bullying' interferem de forma negativa e têm grande impacto no seu crescimento físico, emocional e psicológico dos jovens e sublinha a importância de denunciar estes casos.

08h27 - 60% dos doentes sofrem de depressão e falta de ar 3 meses depois. Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apuraram que uma proporção significativa de pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, continuam a experienciar depressão, fadiga, ansiedade e falta de ar até três meses após terem contraído o vírus.

08h21 - Conselho Nacional de Saúde Pública convocado. O Conselho Nacional de Saúde Pública foi convocado para uma reunião na próxima sexta-feira à tarde, avança o jornal Público, que diz ter confirmação por parte do Ministério da Saúde. A reunião servirá para analisar a situação epidemiológica atual e a implementação de medidas de saúde pública, acrescenta a publicação.

Recorde-se que o Conselho não reunia desde março.

08h19 - Alemanha regista quase 7 mil novos casos e mais 45 mortes. O país registou 6.868 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 373.167. Um total de 9.836 pessoas morreram devido à doença, sendo que 45 mortes ocorreram no último dia.

07h30 - Lavar os dentes com frequência protege contra coronavírus. Martin Addy, dentista e professor de estomatologia na Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirma que lavar mais os dentes devia ser tão recomendado como lavar as mãos.

Em declarações ao jornal britânico The Telegraph, o dentista e professor de estomatologia Martin Addy explicou: "a pasta de dentes contém os mesmos detergentes encontrados em sabonetes para lavar as mãos". "A ação antimicrobiana da pasta de dentes na boca persiste por três a cinco horas e, como tal, pode reduzir a carga viral na saliva ou a infeção por vírus que entrem no corpo pela boca", explicou.

07h25 - Brasil anuncia resultados positivos em tratamento "precoce" contra Covid. O Governo brasileiro anunciou na segunda-feira que obteve "resultados positivos" num tratamento "precoce" contra a Covid-19, através da aplicação do antiparasitário nitazoxanida em pacientes que têm a doença na sua fase inicial.

07h20 - Restrições de viagens na Europa com impacto no turismo em África. As restrições de viagem de países europeus relacionadas com a pandemia de Covid-19 poderão fazer o continente africano perder 17,4 milhões de empregos e 102 mil milhões de euros até ao final do ano, segundo um relatório do Instituto Tony Blair. 

07h10 - Fique a par dos dados que foram conhecidos durante a noite:

Bom dia. Pode acompanhar neste registo todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório