Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Autoridades encerram mesquita em Paris após decapitação de professor

Uma mesquita nos arredores de Paris foi encerrada depois da transmissão de um vídeo na rede social Facebook a denunciar a exposição das caricaturas do profeta Maomé pelo professor que foi morto, anunciou o ministro do Interior de França.

Autoridades encerram mesquita em Paris após decapitação de professor
Notícias ao Minuto

07:02 - 20/10/20 por Lusa

Mundo Decapitação

"Pedi ao autarca de Seine-Saint-Denis para encerrar a mesquita Patin", disse na segunda-feira Gérald Darmanin em entrevista na TF1, citada pela agência France-Presse (AFP).

As autoridades francesas lançaram na segunda-feira várias operações contra um alegado movimento extremista islâmico e prometeram "uma guerra contra os inimigos da República", três dias depois do homicídio, na sexta-feira, de Samuel Paty, um professo de História e Geografia que exibiu caricaturas do profeta Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão.

Pelo menos 15 pessoas, incluindo quatro estudantes universitários, estão detidas pela polícia e a ser interrogadas pelas autoridades antiterrorismo para tentar estabelecer um elo entre estes suspeitos e o alegado homicida, um homem de 18 anos de origem chechena, mas que nasceu em Moscovo (Rússia), e que acabou por morrer baleado pela polícia.

O homicídio ocorreu pelas 17h00 locais (16h00 em Lisboa) de sexta-feira, nas imediações do colégio de Bois d'Aulne, em Conflans-Sainte-Honorine, nos arredores de Paris.

Às declarações de repúdio contra este homicídio do Presidente de França, Emmanuel Macron, juntaram-se várias manifestações, no domingo, em Paris, Lyon, Toulouse, Estrasburgo, Nantes, Marselha, Lille e Bordéus.

Também o Parlamento Europeu cumpriu um minuto de silencia em homenagem ao professor decapitado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório