Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Menino de 3 anos com lesões oculares graves por causa de gel desinfetante

Criança envolveu-se num confronto com um colega, na escola, e atiraram gel desinfetante.

Menino de 3 anos com lesões oculares graves por causa de gel desinfetante
Notícias ao Minuto

16:25 - 19/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Galiza

Duas crianças tiveram que ser hospitalizadas, na passada quarta-feira, na Galiza, depois de sofrerem lesões oculares por causa de gel desinfetante.

De acordo com o La Voz de Galicia, uma delas é um menino de três anos de idade que ficou lesões oculares graves e teve que ser transferido para o Hospital de Santiago de Compostela, onde, esta terça-feira, deverá ser submetido a uma cirurgia de transplante de membrana amniótica.

A mesma publicação explica que o menino estava a almoçar, na cantina do colégio Vicente Arias de la Maza, quando um colega lhe atirou gel desinfetante, que estava nas mesas para que as crianças pudessem desinfetar as mãos. Os dois envolveram-se num pequeno confronto e o gel acabou por entrar nos olhos das crianças.

A família queixa-se de que a escola não tenha levado a criança imediatamente para o centro de saúde ou para o hospital, aguardando, ao invés disso, pela chegada da mãe, que trabalha a oito quilómetros da instituição de ensino. O alerta feito aos pais faz parte do protocolo neste tipo de situações.

A criança tem sido tratada com calmantes por causa das dores. "Ele grita de dor", lamenta a mãe, explicando que o tratamento envolve a aplicação de gotas frequentemente, algo que é penoso para o menino.

A família alerta para os perigos do géis alcoólicos, que considera que "não podem estar ao alcance das crianças, sobretudo, crianças pequenas, que não têm consciência do perigo que podem implicar". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório