Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Israel recebeu hoje primeiro voo dos Emirados Árabes Unidos

Um primeiro voo da companhia dos Emirados Etihad Airways aterrou hoje em Israel para levar profissionais de turismo israelitas aos Emirados Árabes Unidos, na sequência do acordo de normalização entre os dois países.

Israel recebeu hoje primeiro voo dos Emirados Árabes Unidos
Notícias ao Minuto

11:03 - 19/10/20 por Lusa

Mundo Acordo

O voo EY 9607, vindo de Abu Dhabi, aterrou hoje de manhã cedo no aeroporto Ben Gurion de Telavive, afirmou uma porta-voz do Ministério dos Transportes, Liza Dvir, à agência France-Presse.

O avião deve levar profissionais de turismo israelitas para uma visita de dois dias aos Emirados, precisou.

"Hoje fazemos história. A Etihad tornou-se a primeira companhia do Golfo a realizar um voo de passageiros para Israel. E é apenas o início", congratulou-se na rede social Twitter a empresa.

Israel e os Emirados acordaram no domingo realizar 28 voos semanais, segundo Liza Dvir, que não precisou quando é que os voos serão realizados.

Acordos entre os Emirados e o Bahrein com Israel, patrocinados pelos Estados Unidos, foram assinados a 15 de setembro em Washington, fazendo destes dois Estados do Golfo os primeiros países árabes a normalizarem relações com o Estado hebreu depois do Egito (1979) e da Jordânia (1994).

Os palestinianos classificaram os acordos de "traição". Até agora, os países árabes consideravam a resolução do conflito israelo-palestiniano como uma condição para uma normalização das relações com Israel.

Um "primeiro voo comercial direto" partiu de Telavive com destino a Abu Dhabi no final de agosto, transportando uma delegação oficial israelita.

Um primeiro avião israelita também aterrou no Bahrein a 23 de setembro, depois de ter sobrevoado o espaço aéreo da Arábia Saudita, país aliado dos Estados Unidos e próximo dos Emirados, mas que continua a não ceder à pressão de Washington para também normalizar relações com o Estado hebreu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório