Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Juiz recusa bloquear restrições exigidas pela pandemia em Nova Iorque

Um juiz federal recusou bloquear as restrições que limitam os encontros religiosos a 10 pessoas nas comunidades do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde o número de contágios por covid-19 está a aumentar, foi hoje divulgado.

Juiz recusa bloquear restrições exigidas pela pandemia em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

06:37 - 17/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Na sequência das restrições determinadas pelo governador do estado, Andrew Cuomo, a diocese católica de Brooklyn apresentou um processo de impugnação na justiça.

No entanto, o juiz Nicholas Garaufis argumentou na sexta-feira que, apesar das novas regras restritivas prejudicarem o culto religioso, não é de interesse público retirá-las, pois ajudam a prevenir o aumento dos contágios.

"Se aceitássemos esta impugnação, e a gravidade da ameaça da pandemia se concretizar, o resultado seriam mortes evitáveis em enorme escala, como aconteceu em Nova Iorque na primavera", disse o juiz.

Esta decisão não pára o processo na justiça, mas evita a impugnação, baseando-se no maior peso do interesse público em salvar vidas.

A 06 de outubro, o governador anunciou a limitação do acesso a templos religiosos, o encerramento de escolas e comércio não essencial nalgumas zonas de Nova Iorque, Binghamton, Rockland e Orange, onde o aumento de casos foi notável.

A maioria das zonas afetadas são de comunidades de judeus ortodoxos que protestaram com a decisão, dizendo estar a ser discriminados e também apresentaram processos na justiça.

Garaufis disse que a decisão tomada era "claramente guiada pela ciência e não para atacar práticas religiosas".

A administração do estado de Nova Iorque não disse exatamente até quando as restrições vão ser mantidas, mas o plano inicial é para pelo menos duas semanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório