Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Bélgica decreta recolher obrigatório a partir de segunda-feira

Bares e restaurantes vão estar encerrados durante um mês também.

Bélgica decreta recolher obrigatório a partir de segunda-feira
Notícias ao Minuto

19:29 - 16/10/20 por Sara Gouveia com Lusa

Mundo Covid-19

O governo belga anunciou, esta sexta-feira, medidas mais restritivas para combater a pandemia de Covid-19, entre elas a imposição de um recolher obrigatório a partir da meia-noite até às cinco da manhã, a partir de segunda-feira, dia 19.

Decidiram ainda encerrar todos os cafés, bares e restaurantes durante um mês, uma medida que já tinha sido aplicada em Bruxelas e que se estende agora a todas as regiões, refere a RTBF. Impuseram também a proibição da venda de álcool após as 20h e o teletrabalho obrigatório.

O primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, referiu que as medidas pretendem para combater o que qualificou de "aumento exponencial" dos casos de covid-19 na Bélgica.

Referiu ainda que "os números são alarmantes e significativamente mais elevados do que em março e em abril", altura em que foram tomadas "medidas duras", De Croo referiu que a missão do governo belga é a de "fazer baixar esses números" e que, para tal, terão que ser adotadas "medidas mais restritas".

"Temos consciência que estas medidas são muito duras e que, para muitas pessoas, são injustas, mas este vírus também é injusto. Ainda que nos atinja a todos, atinge sobretudo as pessoas mais vulneráveis e nós temos de adotar estas medidas para protegermos essas pessoas", sublinhou o primeiro-ministro belga.

Segundo dados divulgados hoje, a Bélgica registou, entre os dias 06 e 12 de outubro, uma média diária de 5.976 novas infeções, um aumento de 96% relativamente à semana anterior, para um total de 191.959 casos desde o início da pandemia e um balanço de 10.327 mortes.

[Notícia em atualizada às 19h35]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório