Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Voos comerciais entre Tripoli e Bengazi retomados 18 meses depois

Os voos entre Tripoli e Benghazi, onde os dois poderes rivais instalados na Líbia têm as respetivas sedes, foram hoje retomados, ano e meio depois, indiciando um esforço de apaziguamento entre as forças beligerantes no conflito líbio.

Voos comerciais entre Tripoli e Bengazi retomados 18 meses depois
Notícias ao Minuto

18:07 - 16/10/20 por Lusa

Mundo Líbia

O Governo de Acordo Nacional (GAN), de Fayez al-Sarraj, reconhecido pela ONU, e as autoridades do leste líbio, lideradas pelo marechal Khalifa Haftar, disputam o poder num país que está mergulhado no caos desde 2011.

As duas partes têm estado envolvidas em combates sangrentos, mas, nos últimos meses, têm decorrido várias sessões de negociação sob os auspícios das Nações Unidas, com o objetivo de uma saída da crise.

Num comunicado, o GAN afirmou que "os esforços desenvolvidos por al-Sarraj e pelo vice-primeiro-ministro Ahmed Meutig" resultaram na retoma dos voos entre os aeroportos de Mitiga (Trípoli) e Benina (Bengazi), a segunda cidade do país, localizada cerca de 1.000 quilómetros a leste da capital líbia.

O retomar dos voos "facilitará as deslocações dos cidadãos entre o Leste e o Oeste", indica-se no texto, publicado na rede social Facebook.

"Um avião da Afriqiyah Airways, transportando representantes desta companhia [aérea] e das autoridades da Aviação Civil e Aeroportos do Ministério dos Transportes, aterrou hoje de manhã no aeroporto de Bengasi", lê-se no documento, em que é adiantado também que a empresa assegurará dois voos semanais entre as duas cidades.

Até agora, nenhuma fonte ligada às forças de Haftar comentou o retomar dos voos.

Os voos comerciais entre Tripoli e Bengazi foram suspensos há cerca de ano e meio, depois da ofensiva lançada em abril de 2019 pelas forças de Haftar com o objetivo de conquistar Tripoli.

O GAN e respetivos aliados controlam o oeste do país, enquanto as forças de Haftar o leste e parte do sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório