"À luz das lições dolorosas de uma história de acesso desigual no tratamento de doenças como o VIH, devemos ter em conta o aviso de que 'aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo'", disse Buhari, citado num comunicado da ONUSIDA, o programa conjunto das Nações Unidas sobre o VIH/Sida.
"Só uma vacina popular, com a igualdade e a solidariedade no seu cerne, pode proteger toda a humanidade e fazer com que as nossas sociedades voltem a funcionar em segurança", afirmou o chefe de Estado. "Um acordo internacional ousado não pode esperar", defendeu.
A Nigéria é o país mais populoso de África, com mais de 200 milhões de habitantes, e tem o terceiro maior número de casos de covid-19 na África subsaariana, depois da África do Sul e da Etiópia.
Buhari criou em março deste ano uma equipa multissetorial para combater a pandemia da covid-19, que produziu um relatório intercalar em julho de 2020 em que delineou um plano para impedir a propagação da covid-19 no país.
O relatório faz também um diagnóstico das necessidades do país no qual mostra que as infraestruturas e os níveis de equipamento de saúde na Nigéria não são suficientemente fortes para apoiar uma resposta nacional sustentada à pandemia.
A ONUSIDA e membros apoiantes da campanha "People's Vaccine" apelam a "uma nova abordagem que coloque a saúde pública em primeiro lugar, partilhando conhecimentos e maximizando a oferta para garantir que ninguém fica para trás", afirmou Winnie Byanyima, diretora executiva da ONUSIDA, citada no mesmo texto.
"Qualquer coisa menos do que isso conduzirá a mais mortes e ao caos económico, forçando milhões de pessoas à miséria", acrescentou.
A Aliança Vacina Popular (People's Vaccine Alliance) é uma coligação de organizações e de ativistas, unidos numa campanha a favor de uma vacina gratuita e universal para a covid-19.
A aliança defende que todas as vacinas, tratamentos e testes sejam livres de monopólios, produzidos em massa, distribuídos equitativamente e disponibilizados a todas as pessoas, em todos os países, gratuitamente.