Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Presidente nigeriano junta-se a iniciativa global de vacina universal

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, anunciou que a Nigéria irá juntar-se à iniciativa People's Vaccine, lançada pelas Nações Unidas em torno de um apelo mundial urgente de uma vacina para a covid-19 gratuita e de distribuição universal.

Presidente nigeriano junta-se a iniciativa global de vacina universal
Notícias ao Minuto

14:48 - 16/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

luz das lições dolorosas de uma história de acesso desigual no tratamento de doenças como o VIH, devemos ter em conta o aviso de que 'aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo'", disse Buhari, citado num comunicado da ONUSIDA, o programa conjunto das Nações Unidas sobre o VIH/Sida.

"Só uma vacina popular, com a igualdade e a solidariedade no seu cerne, pode proteger toda a humanidade e fazer com que as nossas sociedades voltem a funcionar em segurança", afirmou o chefe de Estado. "Um acordo internacional ousado não pode esperar", defendeu.

A Nigéria é o país mais populoso de África, com mais de 200 milhões de habitantes, e tem o terceiro maior número de casos de covid-19 na África subsaariana, depois da África do Sul e da Etiópia.

Buhari criou em março deste ano uma equipa multissetorial para combater a pandemia da covid-19, que produziu um relatório intercalar em julho de 2020 em que delineou um plano para impedir a propagação da covid-19 no país.

O relatório faz também um diagnóstico das necessidades do país no qual mostra que as infraestruturas e os níveis de equipamento de saúde na Nigéria não são suficientemente fortes para apoiar uma resposta nacional sustentada à pandemia.

A ONUSIDA e membros apoiantes da campanha "People's Vaccine" apelam a "uma nova abordagem que coloque a saúde pública em primeiro lugar, partilhando conhecimentos e maximizando a oferta para garantir que ninguém fica para trás", afirmou Winnie Byanyima, diretora executiva da ONUSIDA, citada no mesmo texto.

"Qualquer coisa menos do que isso conduzirá a mais mortes e ao caos económico, forçando milhões de pessoas à miséria", acrescentou.

A Aliança Vacina Popular (People's Vaccine Alliance) é uma coligação de organizações e de ativistas, unidos numa campanha a favor de uma vacina gratuita e universal para a covid-19.

A aliança defende que todas as vacinas, tratamentos e testes sejam livres de monopólios, produzidos em massa, distribuídos equitativamente e disponibilizados a todas as pessoas, em todos os países, gratuitamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório