Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Primeira-ministra finlandesa abandona reunião após contacto com infetado

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, abandonou hoje a reunião do Conselho Europeu e entrou em isolamento depois de ter contactado com um deputado finlandês que fez um teste positivo ao coronavírus, sendo a terceira 'baixa' da cimeira.

Primeira-ministra finlandesa abandona reunião após contacto com infetado
Notícias ao Minuto

11:23 - 16/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A primeira-ministra abandonou hoje o Conselho Europeu e pediu ao seu homólogo sueco, Stefan Lofven, para a representar na reunião, que hoje termina em Bruxelas, segundo uma nota de imprensa.

Esta é a terceira 'baixa' no Conselho Europeu causada pela pandemia de covid-19, que começou sem a presença do chefe de Governo polaco, Mateusz Morawiecki, que ficou em quarentena em Varsóvia.

Na quinta-feira a cadeira da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ficou vazia depois de esta ter optado por se isolar na sequência de um teste positivo entre os membros da sua equipa.

Segundo fontes europeias, a sala onde os líderes dos 27 se reúnem está disposta de modo a ser respeitada a distância física de 1,5 metros entre os presentes, bem como todas as outras onde haja reuniões e o tamanho das delegações foi reduzido de modo a haver menos pessoas a circular no edifício -- ao qual os jornalistas deixaram de ter acesso.

O uso de máscara é obrigatório nas zonas públicas do edifício e não podem estar mais de duas pessoas de cada vez no elevador.

As salas, cantinas e cafetarias são limpas, as portas são abertas e fechadas por funcionários específicos, de modo a reduzir o número de mãos nas maçanetas, há gel desinfetante disponível nas mesas e os auscultadores são distribuídos em embalagens individuais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório