Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Novo recorde de casos em Portugal; Medidas mais restritivas?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Novo recorde de casos em Portugal; Medidas mais restritivas?

Portugal registou, esta sexta-feira, um novo recorde no que ao número de novos casos diz respeito ao reportar mais 2.608 casos de Covid-19 em 24 horas, além de mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, o país já contabilizou 2.149 óbitos e 95.902 casos confirmados.

A partir de Bruxelas, o primeiro-ministro António Costa garantiu, ao início da tarde, que "há um esforço comum para evitar ter de adotar novas medidas restrições à circulação e de atividade, impondo um confinamento obrigatório" e esclareceu que: "Não desejo que ninguém esteja assustado, nem sou papão para meter medo".

Mas há uma esperança. Uma vacina candidata contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida na China mostrou ser segura e capaz de induzir uma resposta imunitária em voluntários saudáveis nas primeiras fases do ensaio clínico.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

15h20 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar todas as informações sobre a Covid-19 no país e no mundo aqui.

15h19 - As situações do casamento forçado e de incesto aumentaram na Guiné-Bissau com o confinamento social imposto pelas autoridades para evitar o aumento de infeções pelo novo coronavírus, denunciou hoje a Associação Amigos de Criança (AMIC), Laudolino Medina.

15h18 - A Madeira não vai adotar a aplicação "StayAway Covid", mesmo que o parlamento aprove o seu uso obrigatório, porque já dispõe de um sistema semelhante desde o início da pandemia, indicou hoje o presidente do executivo.

15h09 - A farmacêutica norte-americana Pfizer prevê pedir uma autorização de emergência para utilização de uma vacina contra a Covid-19 na terceira semana de novembro, anunciou hoje o presidente da empresa.

15h06 - Portugal tem hoje 1.015 pessoas internadas devido à infeção por Covid-19, um valor próximo dos registados em Abril, mês em que foi verificado o maior número de internamentos.

14h59 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a rever a autorização para a presença de público em eventos desportivos, em especial nos grandes prémios de Portugal de Fórmula 1 e MotoGP, admitindo a sua redução, revelou hoje Graça Freitas.

14h50 - diretora-geral da Saúde reconheceu hoje, durante a conferência de imprensa da DGS sobre a pandemia da Covid-19, em Portugal, que "existe uma enorme pressão sobre os serviços de saúde pública". "Estamos com muitos doentes e casos e a investigação epidemiológica implica que a partir de cada caso diagnosticado se vá à procura dos contactos", explicou.

14h48 - A câmara de Gondomar vai encerrar os cemitérios entre 30 de outubro e 02 de novembro, admite fechar passadiços e promete "caçar" a licença de estabelecimentos "incumpridores", devido à "duplicação de casos" de covid-19 no concelho, adiantou a autarquia.

14h25 - O primeiro-ministro, António Costa, reiterou hoje que não gosta das medidas preventivas obrigatórias, mas advertiu que a alternativa poderá ser a adoção, dentro de poucas semanas ou meses, de outras ainda mais restritivas.

"Claro que não gosto das medidas [utilização obrigatória de máscara de proteção e da aplicação StayAway Covid]. A questão é saber se essa medida é necessária, é útil para conter a transmissão da pandemia, e se não é melhor recorrer a esta medida agora assim do que estar daqui a umas semanas ou daqui a um mês ou daqui a dois meses a ter que impor medidas muito mais restritivas, como seja dizer: 'Olhe, pura e simplesmente não poder ir à rua, nem com máscara nem sem máscara'", declarou.

14h08 - As 1.126 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram cinco casos positivos de Covid-19, dos quais quatro em São Miguel e um na Terceira, informou a Autoridade de Saúde Regional.

13h47 - Há pelo menos 26,8 milhões de pessoas curadas desde início de pandemiaindica um balanço da agência France-Presse, acrescentando que a pandemia já causou 1.099.509 mortos, 6.086 dos quais foram registados na quinta-feira, dia em que se notificaram 404.758 novos casos de infeção.

Os países que registaram mais mortes no último dia foram os Estados Unidos, com 1.103 mortos, a Índia com 895 e o Brasil com 713.

Os Estados Unidos são o país mais afetado, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 217.717 mortos entre 7.980.899 casos, segundo o balanço da universidade Johns Hopkins. Pelo menos 3.177.397 pessoas foram declaradas curadas. Aos EUA segue-se o Brasil, com 152.460 mortos em 5.169.386 casos, a Índia com 112.161 mortos (7.370.468 casos), o México com 85.285 mortes (834.910 infetados) e o Reino Unido com 43.293 mortes (673.622 casos).

13h46 - Acompanhe em direto a conferência da DGS, esta sexta-feira com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e com da diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

13h40 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas e que dá conta de um novo recorde no número de casos diários no país. Foram confirmados mais 2.608 contágios e mais 21 óbitos (o número mais elevado desde o final de maio)

13h24 - António Costa disse hoje aos jornalistas, no Conselho Europeu, que entendeu que era "fundamental dar uma mensagem muito clara aos portugueses", sublinhando "a gravidade da situação" e de adotar "um conjunto de medidas que se centram no comportamento individual". 

"Eu não desejo que ninguém esteja assustado, nem sou um papão para meter medo. Desejo simplesmente que as pessoas estejam conscientes do risco e que ajam em conformidade", acrescentou na altura.

13h11 - Governo está "confortável" com qualquer decisão da AR sobre uso da aplicação. Garantia foi dada pela ministra do Estado e da Presidência

"O Governo está confortável com qualquer que seja a decisão que a Assembleia da República venha a tomar, porque o que está em causa são dúvidas, e esclarecimentos, que todos temos consciência que existem", assumiu Mariana Vieira da Silva, quando questionada pela agência Lusa se o Governo pondera recuar na obrigatoriedade da aplicação StayAway Covid.

13h09 - A farmacêutica norte-americana Gilead sublinhou hoje que "parecem inconsistentes" os dados do estudo sobre o Remdesivir, que questionam a eficácia no tratamento da covid-19, lembrando que existem outros ensaios que validaram o benefício clínico do antiviral.

12h37 - O número diário de casos do novo coronavírus em Inglaterra aumentou para perto de 27.900 contágios na semana de 8 de outubro, de acordo com as estimativas publicadas pelo Instituto Nacional de Estatísticas Britânico e citadas pela Sky News. 

12h34 - Três idosas utentes do lar Mansão de São José, em Beja, infetadas com covid-19 estão internadas no hospital da cidade, com quadro clínico "estável", revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

12h31 - Um homem espanhol abstémio, ou seja, que não consome álcool, 'chumbou' num teste do balão ao ser mandado parar por agentes à saída de uma autoestrada em Tapia de Casariego, nas Astúrias. Como foi possível? alcoolímetro estava a ser desinfetado com álcool gel 70% como medida de combate à propagação da Covid-19.

12h27 - O Bloco de Esquerda defendeu hoje que seja a Assembleia da República a fazer uma lei que "rapidamente e urgentemente" recupere o trabalho das juntas médicas e resolva os atrasos na obtenção de atestados de incapacidades.

12h26 - Cristiano Ronaldo está a cumprir quarentena depois de ter testado positivo para o novo coronavírus esta terça-feira, dia 13. Já de regresso a sua casa, em Turim, e uma vez que tem de se manter distante de Georgina Rodríguez e dos filhos, está agora a desfrutar dos luxos da sua casa. Ora veja:

Ver essa foto no Instagram

“Não deixes aquilo que não podes fazer atrapalhar o que podes fazer”

Uma publicação compartilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) em 16 de Out, 2020 às 3:58 PDT

12h25 - Desde o início da pandemia em Portugal e até 4 de outubro morreram 68.227 pessoas, mais 7.474 mortes face à média em período homólogo dos últimos cincos anos e destes mais de um quarto por covid-19, segundo o INE.

12h22 - As autoridades de saúde da cidade de Jiaxing, leste da China, anunciaram hoje que começaram a administrar uma vacina conta a Covid-19 entre grupos de alto risco, e que será gradualmente distribuída pelos residentes.

12h11 - Tribunal anula obrigação de fechar bares e restaurantes de Berlim à noite. O tribunal administrativo de Berlim anulou hoje a obrigação imposta pelas autoridades aos bares e restaurantes da capital alemã de fechar todos os dias entre 23h00 e 06h00 para conter a pandemia de novo coronavírus.

11h55 - Primeiras vacinas devem chegar na primavera de 2021. As primeiras vacinas contra o coronavírus devem chegar na primavera do próximo ano, "se tudo correr bem", previu hoje o diretor-executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o italiano Guido Rasi.

"É muito difícil, quase impossível, ter a vacina até 2020. Se tudo correr bem, nos primeiros meses de 2021 poderá haver três vacinas aprovadas pela EMA", adiantou Rasi ao canal de televisão de informação "Skytg24", citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

11h53 - Antiviral Remdesivir não é eficaz a reduzir morte dos doentes. Um estudo realizado com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que o antiviral Remdesivir, considerado um dos tratamentos mais promissores para a Covid-19, é ineficaz na prevenção da morte de pacientes.

O medicamento "parece ter pouco ou nenhum efeito nos pacientes internados por Covid-19, se formos acreditar nas taxas de mortalidade, no início da ventilação ou no tempo de internamento", refere a agência de notícias France Presse (AFP), citando o estudo.

11h47 - Covid-19 pode aumentar em 132 milhões o número de pessoas com fome. Cerca de 132 milhões de pessoas podem juntar-se este ano aos quase 690 milhões que passaram fome em 2019, um aumento motivado pela covid-19, anunciou hoje a ONU, que assinala o Dia Mundial da Alimentação.

11h38 - Ministro não vê "nenhuma dificuldade" em militares usarem app. O ministro da Defesa considerou hoje que "não há nenhuma dificuldade" para os militares se tiverem de utilizar a aplicação StayAway Covid no dia a dia, e ressalvou que poderão não o fazer em missões nas quais não devam identificar a sua posição.

11h23 - Primeira-ministra finlandesa abandona Conselho Europeu. A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, abandonou hoje a reunião do Conselho Europeu e entrou em isolamento depois de ter contactado com um deputado finlandês que fez um teste positivo ao coronavírus, sendo a terceira 'baixa' da cimeira.

11h19 - Alfândega da Fé sem novos casos na escola e no infantário. O surto do novo coronavírus em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, contabiliza 12 casos positivos sem novas infeções na escola e no infantário afetados inicialmente, informou hoje o presidente da Câmara, Eduardo Tavares.

11h11 - Estabelecimentos que não cumpram medidas já arriscam multa de 10 mil euros. O incumprimento das medidas de combate à Covid-19 por parte de estabelecimentos comerciais e de restauração faz com que estes arrisquem coimas até 10 mil euros. A portaria que estabelece esta medida entrou em vigor esta sexta-feira.

"É igualmente alterado o Decreto-Lei n.º 28-B/2020, de 26 de junho, que estabelece o regime contraordenacional, no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta, agravando-se até 10 mil euros as coimas aplicáveis a pessoas coletivas, em especial aos estabelecimentos comerciais e de restauração, que não assegurem o escrupuloso cumprimento das regras em vigor quanto à ocupação, lotação, permanência, distanciamento físico e existência de mecanismos de marcação prévia", pode ler-se no decreto-lei. 

Reveja aqui as oito medidas do Governo para travar a evolução da Covid-19

11h00 - Movimento nos aeroportos mantém tendência de recuperação em agosto. Em agosto de 2020 registou-se o movimento de 2,2 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais, representando um decréscimo de 65,9%, face à queda de 79,5% em julho, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira. 

10h54 - SNS faz apelo ao download de app. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) colocou, no Twitter, um apelo ao descarregamento da app StayAway Covid: "A aplicação de notificação de exposição à Covid-19. Instale-a de forma voluntária, anónima e segura, na App Store ou Google Play. Vamos quebrar a cadeia de transmissão!"

10h26 - África com mais 281 mortes e 9.029 infetados nas últimas 24 horas. África registou nas últimas 24 horas mais 281 mortes devido à Covid-19, para um total de 39.403, havendo 1.613.011 infetados, mais 9.029, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

10h04 - Pedidos de ajuda à AMI duplicaram nos últimos três meses do ano. O número de pedidos de ajuda à AMI - Assistência Médica Internacional duplicou nos últimos três meses em relação à média do primeiro semestre, anunciou hoje a instituição, que diz estar preocupada com o agravamento da pressão social.

Em comunicado, a AMI adianta que no terceiro trimestre de 2020, o número de pessoas que pediram ajuda pela primeira vez (726), é superior ao total de novos casos registados nos primeiros seis meses do ano (692), tendo a média de novos casos do terceiro trimestre (242) mais do que duplicado em relação à média mensal do primeiro semestre (116).

09h51 - GNR já reforçou o patrulhamento e fiscalização das normas. A Guarda Nacional Republica (GNR) iniciou, esta quinta-feira, dia 15 de outubro, um reforço do patrulhamento e da fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração da situação de calamidade, contribuindo para a prevenção da disseminação da Covid-19.

09h40 - "Qualquer doente com conjuntivite deve ser olhado como podendo ter Covid". Rufino Silva, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e candidato à presidência da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, abordou, em entrevista ao Notícias ao Minuto, um dos sintomas da Covid-19 que se manifesta a nível ocular. O especialista destacou ainda a importância de adotar técnicas que melhoram o conforto ocular das pessoas que estão em teletrabalho.

09h32 - Códigos para app StayAway Covid chegam aos doentes com atrasos de vários dias. Foram várias as denúncias que o Notícias ao Minuto recebeu dando conta do mau funcionamento da polémica aplicação.

Há doentes infetados que só oito dias depois de testarem positivo receberam o código para introduzir na app, cujo intuito é alertar os contactos de risco. Para o administrador do INESC TEC, com os números atuais de novos casos, "deveríamos ter valores seis a oito vezes superiores" de códigos na StayAway Covid.

09h04 - Estes são os procedimentos que mais expõe médicos à Covid-19. "O que procuramos fazer foi entender quais procedimentos geram aerossóis e, portanto, exigem um grau superior de equipamentos de proteção individual", explicou o líder do estudo Sebastian Straube.

09h00 - Milhares de pessoas estão a depender da Caritas para comer e pagar contas. À Caritas chegam diariamente pedidos de ajuda para pagar as contas de pessoas a quem a pandemia tirou rendimentos e o emprego. Quase 80 mil euros já foram entregues para pagar rendas ou medicamentos e cresce a necessidade de apoio alimentar.

Eugénio Fonseca, presidente da Caritas, que coordena as várias Caritas Diocesanas espalhadas pelo país, não tem dúvidas de que a crise provocada pela pandemia de Covid-19 é a que tem maior impacto no agravamento da pobreza nos últimos 100 anos.

08h38 - Cristiano Ronaldo com Covid-19. O responsável do Departamento de Prevenção da cidade de Turim desmentiu, esta sexta-feira, categoricamente que Ronaldo tenha violado os protocolos sanitários ao regressar a Itália após ter sido diagnosticado com Covid-19 ao serviço da seleção portuguesa.

Em declarações prestadas ao jornal italiano Tuttosport, Roberto Testi sublinhou que, ao contrário do que Vincenzo Spadafora, ministro do Desporto, disse na véspera, o avançado da Juventus cumpriu todas as regras.

Fique com as principais notícias sobre a infeção de CR7:

08h30 - Cientistas criam teste capaz de detetar coronavírus em menos de 5 minutos. O teste foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e é capaz de identificar uma ampla gama de vírus, incluindo o da gripe e o novo coronanavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

07h54 - Covid persistente manifesta-se com sintomas de quadro síndromes distintas. A Covid-19 persistente foi assim designada, devido a alguns pacientes sofrerem de sintomas associados à doença mesmo após meses de testarem negativo para o coronavírus SARS-CoV-2. E segundo os especialistas, pode estar a afetar as pessoas de quatro formas distintas de uma vez só. Entenda.

07h39 - Alemanha com novo recorde. A Alemanha bateu, nas últimas 24 horas, um novo recorde de casos diários desde o início da pandemia:  7.334 infetados. O total situa-se nos 348.557. Os dados constam do mais recente relatório divulgado, esta sexta-feira, pelo Instituto Robert Koch. Quanto a óbitos, o país conta agora 9.734. 

07h29 - Trump e Biden discutem pandemia. Os candidatos presidenciais Donald Trump e Joe Biden mostraram novamente na quinta-feira uma profunda discordância sobre a gestão da pandemia, em debates com eleitores em canais diferentes, difundidos à mesma hora, 19 dias antes das eleições norte-americanas.

07h23 - EUA com valores mais altos desde julho. Os Estados Unidos registaram 1.148 mortos e 70.334 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, os valores mais altos desde julho, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h19 - Argentina ultrapassa 25 mil mortos. A Argentina contabilizou 421 mortes provocadas por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas fatais para 25.342, num dia em que o país registou um recorde de novas infeções, segundo as autoridades.

07h13 - Ministro das Comunicações do Brasil infetado. O ministro das Comunicações do Brasil, Fábio Faria, tornou-se no décimo primeiro membro do Governo de Jair Bolsonaro a estar infetado com o novo coronavírus, após informar que teve resultado positivo no teste na quinta-feira.

07h08 - Espanha com risco de diminuição da esperança de vida devido à Covid-19. A pandemia de Covid-19 expôs a vulnerabilidade da população ao aumento de algumas doenças crónicas nas últimas três décadas, situação que em Espanha ameaça reduzir a esperança média de vida, que é superior a outros países ocidentais.

07h03 - China regista 24 novos casos. A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 24 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, enquanto o surto recente na província de Shandong não produziu novas infeções.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui o registo onde iremos acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, siga este link.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório