Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Independência da Escócia e da Catalunha obrigaria a saída da União Europeia

A Escócia e a Catalunha sairiam imediatamente da União Europeia e de organizações como as Nações Unidas caso se tornassem independentes, e só poderiam aceder com o apoio dos Estados membros, disse hoje o presidente da Comissão Europeia.

Independência da Escócia e da Catalunha obrigaria a saída da União Europeia
Notícias ao Minuto

16:47 - 17/01/14 por Lusa

Mundo Barroso

Durão Barroso foi questionado em Madrid sobre as aspirações independentistas na Catalunha e sobre o referendo sobre independência na Escócia, relembrando que as regras sobre adesão "são claras".

"Essas aspirações são questões internas onde a Comissão Europeia tem que respeitar a ordem constitucional dos estados membros. Não temos que ter opinião sobre o que deve ou não acontecer sobre essa possibilidade", disse.

"Mas no caso de uma parte de um Estado membro se separar e se converter num terceiro Estado, terá que pedir adesão, se quiser, e tem que seguir os procedimentos de adesão, nomeadamente conseguir o apoio unânime de todos os Estados membros", afirmou.

Barroso falava aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, com quem analisou a situação económica em Espanha e na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório