Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos seis civis e um polícia mortos em protestos no leste do Sudão

Pelo menos seis cidadãos e um polícia morreram hoje em confrontos entre manifestantes e membros das forças de segurança no estado de Kassala, no leste do Sudão, palco de protestos após o afastamento do governador pelo executivo sudanês.

Pelo menos seis civis e um polícia mortos em protestos no leste do Sudão
Notícias ao Minuto

19:31 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Sudão

O secretário-geral do governo de Kassala, Fath al Rahman al Amin, citado pela Efe, afirmou que a violência "levou à morte de seis cidadãos e de um polícia", tendo ferido outros, que se encontram em estado estável, não avançando o número de afetados.

Al Amin explicou que a violência teve início quando os manifestantes tentaram entrar na sede do governo, o que "levou as forças de segurança responsáveis pela sede do governo local a lidar com eles".

O responsável acrescentou que o comité de segurança estadual decidiu um recolher obrigatório na cidade de Kassala entre as 18:00 locais (17:00 em Lisboa) e as 06:00 locais (05:00 em Lisboa), acrescentando que existe uma "calma relativa" na cidade.

Citada pela Efe, uma fonte policial local, que pediu anonimato, disse que o número de feridos aumentou para 56, entre os quais 17 membros das forças de segurança.

O antigo governador do estado de Kassala, Saleh Ammar, afirmou, na rede social Facebook, que "a polícia usou balas para dispersar milhares de manifestantes na praça Al Ghumhuriya", onde se manifestavam contra a decisão do primeiro-ministro, Abdala Hamdok.

Na quarta-feira, o governo do estado do Mar Vermelho, no leste do Sudão, impôs um recolher obrigatório de 16 horas, durante um período indeterminado, em duas cidades, depois de conflitos entre membros de duas tribos e que resultaram na morte de outras seis pessoas.

O leste do Sudão é palco de protestos por grupos tribais que se opõem ao estatuto da região no acordo de paz assinado em 03 de outubro entre Governo e parte dos movimentos armados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório