Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Brexit: Acordo tem de ser justo e benéfico para todos, diz Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou hoje em Bruxelas que um futuro acordo comercial com o Reino Unido tem de ser justo e benéfico para ambas as partes.

Brexit: Acordo tem de ser justo e benéfico para todos, diz Merkel
Notícias ao Minuto

15:14 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Brexit

"Tem de ser um acordo justo, do qual ambas as partes possam beneficiar", disse a primeira-ministra alemã, país que ocupa atualmente a presidência semestral rotativa do conselho da União Europeia (UE).

Merkel fala aos jornalistas à entrada para uma reunião do Conselho Europeu, hoje e sexta-feira, em que o 'Brexit' e as relações futuras entre a UE e o Reino Unido é um dos temas centrais.

Fazendo eco com posições já assumidas pelos presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a chanceler também sublinhou que a UE não quer "um acordo a qualquer preço".

As negociações para um acordo comercial entre o Reino Unido e a UE -- que entraria em vigor a 01 de janeiro de 2021 -- no final do período de transição estão presas pela questão das regras da concorrência e em como essas regras seriam controladas (governança), bem como das possibilidades de pesca para navios da UE em águas britânicas,

Se os dois blocos não chegarem a um acordo atempadamente, apenas as regras da Organização Mundial do Comércio, nomeadamente os direitos aduaneiros, serão aplicáveis a partir de janeiro de 2021 às relações comerciais entre Londres e os 27.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório