Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Consultor da Casa Branca critica estratégia de imunidade de grupo

O principal consultor da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, Anthony Fauci, criticou hoje a declaração de um grupo de cientistas que apoia a estratégia de imunidade de grupo, que o Governo dos EUA pondera usar.

Consultor da Casa Branca critica estratégia de imunidade de grupo
Notícias ao Minuto

15:06 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Fauci diz que é "um disparate total" apoiar a imunidade de grupo, enquanto conceito que defende que a propagação do vírus irá parar logo que uma parte importante da população seja contagiada, tornando-se imune.

O Governo do Presidente Donald Trump admitiu esta semana estar a ponderar mudar a estratégia de combate à pandemia de covid-19 através da adoção do modelo de imunidade de grupo, socorrendo-se de uma declaração conjunta de vários especialistas em imunologia em apoio dessa estratégia.

"Se conversarem com alguém que tenha alguma experiência em epidemiologia e doenças infecciosas, eles dirão que isso é muito arriscado e que acabarão com muitos mais contágios em pessoas vulneráveis, o que levará a mais hospitalizações e mortes", disse Fauci, durante uma entrevista televisiva.

"Eu acho que basta olharmos para os números e perceber que isso é um absurdo", explicou o consultor da Casa Branca, referindo-se ao facto de os EUA liderarem neste momento o mundo em número de casos de contaminação (cerca de oito milhões), incluindo mais de 217 mil mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório