Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Afeganistão: Mais de 5.600 famílias deslocadas devido aos combates no sul

Os novos combates na província de Helmand, sul do Afeganistão, entre os insurgentes talibãs e as forças do governo de Cabul forçaram mais de 5.600 famílias a fugir das suas casas, indicaram hoje as autoridades locais.

Afeganistão: Mais de 5.600 famílias deslocadas devido aos combates no sul
Notícias ao Minuto

14:52 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

Omar Zwak, o porta-voz do governador, citado pela agência noticiosa Associated Press (AP), referiu que, no fim de semana, a tropas afegãs entraram em confronto para resgatar áreas em poder dos talibãs, numa altura em que o governo provincial tentava fornecer comida e abrigo ao número crescente de civis vindos de distritos próximos para a capital de Helmand, Lashkar Gah.

"Os talibãs tomaram a nossa localidade e os dois lados em confronto estão a utilizar artilharia leve e pesada. Como poderíamos ficar por lá?", questionou Ajab Gul, 25 anos, que esteve refugiado durante quatro dias fora da localidade.

O diretor do Departamento Provincial do Gabinete de Refugiados afegão, Mohammad Ramen Ibrahimi, indicou que, tendo em conta que uma família integra, em média, sete membros, cerca de 40.000 pessoas deverão estar deslocadas.

Os talibãs controlam perto de 80% do território da província de Helmand e tem levado a cabo, nos últimos anos, vários ataques a Lashkar Gah, mas a resistência das forças armadas afegãs têm impedido o controlo da cidade.

Na semana passada, segundo o porta-voz do governador, os talibãs lançaram vários ataques coordenados em diversos locais da província.

No entanto, indicou Zwak, as forças afegãs conseguiram reconquistar as áreas perdidas no fim de semana, estando os combates ainda em curso.

As palavras de Zwan, segundo a AP, entram, porém, em contradição com testemunhos de vários deslocados que chegaram, entretanto, a Lashkar Gah, que adiantaram que os talibãs têm o controlo da grande maioria dos distritos -- Marjah, Nad Ali e Nawa.

Muitos desses testemunhos, prossegue a AP, indicaram também que foram obrigados a abandonar as suas residências por causa dos ataques e dos bombardeamentos efetuados pelas tropas afegãs.

Ibrahimi, por outro lado, referiu que a maioria dos deslocados internos está a residir em casa de familiares em Lashcar Gah e que o departamento provincial que coordena tem estado a fornecer alimentos e abrigo aos que não têm onde ficar, admitindo que todos os dias chegam mais pessoas à cidade.

Em Cabul, o Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, bem como outros membros do executivo, participaram hoje no funeral dos nove soldados que morreram terça-feira à noite na colisão entre dois helicópteros militares precisamente em Helmand.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório