Procurar

TICV aponta "novo impulso" aos voos internos com reabertura do país

A administração da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) admitiu hoje que a reabertura do país a voos internacionais comerciais, esta semana, representa um "novo impulso ao movimento doméstico", esperando recuperar da quebra no tráfego até final do ano.

TICV aponta "novo impulso" aos voos internos com reabertura do país
Lusa
15/10/2020 10:50 ‧ há 4 anos por Lusa

Em comunicado enviado à Lusa, a administração da TICV, a única companhia a operar voos domésticos em Cabo Verde, assumiu que foi "com entusiasmo" que recebeu a notícia da reabertura do país a voos internacionais, em 12 de outubro, ao fim de quase sete meses de suspensão, para conter a pandemia de covid-19.

Um quadro que a diretora comercial da companhia, Marina Ferreira, citada no comunicado, admite aumentar "as expetativas da TICV de que o movimento doméstico ganhe novo impulso até ao final do ano".

Depois de mais de três meses e meio de ligações internas suspensas, por decisão das autoridades cabo-verdianas, para conter a progressão da pandemia de covid-19, a TICV retomou em 15 de julho os voos domésticos, admitindo a companhia que está a registar um crescimento progressivo no número de passageiros transportados desde então.

"Contudo, o movimento de passageiros permanece significativamente abaixo dos níveis anteriores à pandemia de covid-19, nomeadamente devido à suspensão das ligações aéreas internacionais regulares, desde a segunda quinzena de março, até à passada segunda-feira, com a anunciada decisão do Governo de Cabo Verde, de reabertura a este tráfego, o qual tem um peso significativo na operação da companhia", assume a TICV, que estima que cerca de 40% dos passageiros que transportou em 2019 foram provenientes de voos internacionais.

"Nota-se um crescimento, lento, da procura, que está ligado à ainda falta de turistas e ao atual panorama económico que o país e o mundo atravessam", reconheceu Marina Ferreira.

A companhia prevê que a reabertura das fronteiras de Cabo Verde "provocará também o natural aumento de oferta por parte da TICV", nas ligações aéreas interilhas.

Acrescenta que a confiança dos passageiros "tem aumentado a cada dia e que os procedimentos, como uso de máscara em todas as áreas dos aeroportos, o controle sanitário à entrada dos aeroportos, o distanciamento social, assim como higienização e etiqueta respiratória já se tornaram processos habituais".

"O que traz maior agilidade no tratamento de passageiros e bagagens nos aeroportos, minimizando os constrangimentos pontuais que ocorreram no reinício das operações, a 15 de julho", sublinhou a diretora comercial da TICV.

A companhia aérea (ex-Binter CV) assinalou em setembro de 2019 o milhão de passageiros transportados em Cabo Verde, e assegurava, antes da pandemia, as ligações aéreas para sete ilhas do arquipélago, com nove diferentes rotas operadas por três ATR-72 500, com capacidade para 72 passageiros, operação que tem sido progressivamente recuperada desde 15 de julho.

Cabo Verde regista um acumulado de 7.371 casos diagnosticados de covid-19 desde 19 de março, com 79 mortos associados à doença.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10