Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Navio de guerra da Marinha americana cruzou estreito de Taiwan

A Marinha dos Estados Unidos revelou que um navio de guerra norte-americano cruzou hoje o estreito de Taiwan, operação que pode causar descontentamento em Pequim, que reivindica soberania sobre aquela região.

Navio de guerra da Marinha americana cruzou estreito de Taiwan
Notícias ao Minuto

22:10 - 14/10/20 por Lusa

Mundo Navio

O 'destroyer' de mísseis teleguiados USS Barry promoveu hoje uma operação de rotina no estreito de Taiwan, seguindo a lei internacional, explicou o porta-voz da 7.ª Frota dos Estados Unidos, Reann Mommsen, citado pela agência AFP.

"A passagem do barco pelo estreito de Taiwan prova o compromisso dos Estados Unidos com uma região Indo-Pacífico livre e aberta", acrescentou, em comunicado.

A Marinha dos Estados Unidos realiza regularmente operações de 'liberdade de navegação' no estreito que separa a China continental e Taiwan, iniciativas que provocam sempre fortes reações por parte de Pequim.

A China considera Taiwan como parte de seu território. A ilha é governada por um regime rival que se refugiou naquele local após os comunistas terem tomado o poder no continente em 1949, no final da guerra civil chinesa.

Taiwan tem a sua própria bandeira e moeda, mas não é reconhecida como um estado independente pela ONU.

Washington cortou relações diplomáticas com Taipei em 1979 para reconhecer soberania a Pequim, mas continua a ser o aliado mais poderoso da ilha e o fornecedor principal de armamento.

Pequim tem ameaçado usar a força em caso de proclamação da independência a Taipei ou de uma intervenção externa.

A China considera a passagem de navios estrangeiros pelo estreito uma violação da sua soberania, mas Washington e muitas outras capitais vêm, no entanto, este braço do mar como estando localizado em águas internacionais e, portanto, aberto a todos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório