Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bebé de meses morre depois de ser retirado à mãe reclusa. País indigna-se

Manifestantes questionam tratamento dado às mães que estão presas.

Notícias ao Minuto

12:21 - 14/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Filipinas

A morte de um bebé de três meses, nas Filipinas, deixou o país em choque.

A mãe da criança é Reina Mae Nasino, uma defensora dos Direitos Humanos, que foi presa, no ano passado, em Manila. Esta trabalhava para o Kadamay, um grupo contra a pobreza urbana, e foi detida em novembro de 2019 juntamente com dois colegas ativistas, depois de a polícia ter invadido um escritório onde viviam na altura.

Reina só soube que estava grávida após exames médicos realizados na prisão. Mas o bebé que deu à luz foi-lhe retirado há dois meses, contra a opinião de muitos cidadãos do país. 

O bebé acabou por morrer na semana passada, depois de ser diagnosticado com uma pneumonia. A morte está a causar indignação no país, que questiona agora o tratamento dado às mães filipinas que estão presas.

Mas segundo a lei das Filipinas, as reclusas que sejam mães só podem ficar na companhia do bebé durante o primeiro mês, um período demasiado curto comparado com a legislação de outros países, como é o caso do Reino Unido em que o tempo é de 18 meses.

Imagens mostram o momento em que Reina se despede do filho bebé. Segundo a BBC, a mulher tem apenas três horas para poder estar presente no funeral da criança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório