Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Combate a incêndio no Monte Kilimanjaro mobiliza 500 pessoas

Cerca de 500 pessoas estão a combater um incêndio no Monte Kilimanjaro, a mais alta montanha de África, que deflagrou no domingo, anunciou hoje a Autoridade dos Parques Nacionais da Tanzânia (Tanapa), apontando que o fogo está já controlado.

Combate a incêndio no Monte Kilimanjaro mobiliza 500 pessoas
Notícias ao Minuto

19:45 - 13/10/20 por Lusa

Mundo África

"Em grande medida, o fogo está agora sob controlo, especialmente em áreas onde se pode facilmente propagar", afirmou o porta-voz da Tanapa, Paschal Shelutete, numa declaração citada hoje pela agência France-Presse (AFP).

Segundo o responsável, a área afetada é de cerca de 28 quilómetros quadrados.

"Também tomámos todas as precauções necessárias para assegurar que todos os visitantes e os seus equipamentos não são afetados", acrescentou Shelutete.

O porta-voz afirmou ainda que não é possível saber quais os efeitos do incêndio na vegetação ou na vida selvagem local.

O Monte Kilimanjaro, que se eleva a 5.895 metros sobre o nível do mar, é um popular destino turístico entre montanhistas.

Para combater o incêndio, sinalizado durante a tarde de domingo na área de Whona, centenas de voluntários, residentes e estudantes foram mobilizados.

As chamas eram visíveis a partir da cidade vizinha de Moshi.

O diretor da Tanapa, Allan Kijazi, afirmou, num vídeo partilhado em plataformas e redes sociais, que espera que o fogo esteja totalmente controlado durante a noite de hoje ou a manhã de quarta-feira.

A causa do incêndio ainda não é conhecida, de acordo com Shelutete.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório