Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Eleições: Geórgia com afluência recorde no 1.º dia do voto antecipado

Mais de 128.000 eleitores do Estado norte-americano da Geórgia deslocaram-se segunda-feira às urnas para votar antecipadamente nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, indicou hoje fonte oficial.

Eleições: Geórgia com afluência recorde no 1.º dia do voto antecipado
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/10/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A forte participação, reporta a agência noticiosa Associated Press (AP), permitiu observar eleitores "ansiosos" à espera durante horas em longas filas um pouco por todo o Estado.

As autoridades eleitorais têm pressionado os eleitores a votarem cedo, seja pessoalmente ou por voto ausente, em antecipação à data das eleições, 03 de novembro, e às preocupações sobre a exposição ao novo coronavírus.

No entanto, refere a AP, alguns eleitores houve que se deslocaram a assembleias de voto que estavam encerradas, uma vez que segunda-feira também se celebrava o feriado do Dia de Colombo. 

Um residente do condado de Effingham, Tony Grimes, disse à estação de televisão WTOC-TV que tirou o dia de folga do trabalho para votar e ficou frustrado ao encontrar fechadas as portas da assembleia de voto principal da área.

"Vejo que em Chatham County há filas para votar. Eles votam e nós não podemos votar?" questionou.

Desconhece-se ainda quantos condados da Geórgia observaram o dia feriado, atrasando um dia o início da votação antecipada.

Os eleitores norte-americanos podem continuar a votar de forma antecipada até 30 de outubro

Embora os eleitores devam votar no local habitual da votação, podem, porém, exercer esse direito em qualquer outro ponto do condado em que residem durante o período de voto antecipado.

Hoje de manhã, já havia filas a formarem-se para se votar antecipadamente.

Uma ferramenta de rastreio do tempo de espera online no condado de Gwinnett, uma populosa área suburbana a nordeste de Atlanta, mostrou esperas superiores a três horas em dois dos primeiros locais de votação do condado.

As eleições presidenciais norte-americanas põem frente a frente os candidatos republicano, Donald Trump, que se apresenta à reeleição, e democrata, Joe Biden.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório