Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Dois comissários da UE em isolamento. Ensaio clínico suspenso

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Dois comissários da UE em isolamento. Ensaio clínico suspenso
Notícias ao Minuto

15:45 - 13/10/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais 16 mortos relacionados com a Covid-19 (número mais elevado desde 20 de maio) e 1.208 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o país já registou 2.110 mortes e 89.121 casos de infeção, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.081.902 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse. Mais de 37.860.720 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Boa noite, chega ao fim o acompanhamento desta terça-feira. De manhã voltamos com um novo registo. Mantenha-se em segurança e caso tenha sintomas, contacte as linhas da Saúde 24.

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h47 - O Ministério da Saúde do Brasil divulgou esta terça-feira o boletim epidemiológico mais recente, que deu conta de 10.220 novos casos de coronavírus em 24 horas, uma subida dos 8.429 registados no dia anterior. Desde ontem morreram mais 309 pessoas. 

22h56 - O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell e o comissário para a ajuda humanitária, Janez Lenarcic, anunciaram hoje que estão em quarentena após terem contactado com pessoas que testaram positivo ao novo coronavírus.

22h15 - O grupo farmacêutico Eli Lilly, sedeado nos EUA, anunciou hoje, em comunicado, a suspensão de um ensaio clínico do seu tratamento experimental com anticorpos contra a covid-19, por razões de segurança não detalhadas.

21h28 - Segundo o jornal Público, o Governo deverá manter medidas de contingência na próxima quinzena. Termina nesta quarta-feira, o segundo período de situação de contingência fixado a 29 de Setembro pelo Governo. Antes disso, durante a manhã, o Conselho de Ministros vai reunir-se para tomar uma decisão sobre as medidas a adoptar nos próximos 15 dias.

21h19 - Todos os concelhos de Cabo Verde já têm casos positivos de covid-19, com os primeiros registados no Paul e na Brava, de um total de 98 diários e mais duas mortes, informou hoje o Ministério da Saúde.

20h28 - Cinco bombeiros dos Sapadores de Vila Nova de Gaia acusaram positivo para a covid-19, o que implicou que um dos turnos do quartel tenha entrado em quarentena, revelou hoje em comunicado a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP).

20h16 - O Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE) reportou hoje na região cinco novos casos positivos de covid-19, todos importados, totalizando 99 ativos e estando em estudo outras 12 situações suspeitas pelas autoridades.

20h10 - Direção-Geral de Saúde francesa indicou esta terça-feira que foram reportados 12.993 novos casos de coronavírus e morreram mais 87 pessoas nas últimas 24 horas. No total, França contabiliza 756.472 casos de infeção e 32.933 vítimas mortais.

19h24 - O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, revelou hoje que vai ativar "nas próximas horas" o nível três do seu plano de contingência para a Covid-19, ficando suspensa parte da atividade cirúrgica programada.

19h11 - Os Países Baixos vão entrar, a partir de quarta-feira à noite, em "confinamento parcial", que inclui o encerramento de bares e restaurantes, para tentar travar a propagação da pandemia de Covid-19 no país, anunciou hoje o primeiro-ministro holandês.

18h20 -  O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje, no Porto, que Portugal "não pode sair" da crise pandémica "mais frágil" do que estava antes, considerando que se há área na qual "não se pode regatear" é a da saúde.

18h16 - O Presidente da República revelou que já teve a oportunidade de desejar as melhoras a Ronaldo e mostrou-se confiante numa vitória da Seleção contra a Suécia mesmo sem o craque. E aproveitou para salientar que a pandemia do novo coronavírus "não é só um fenómeno português".

17h49 - O ministro do Ambiente e o secretário de Estado da Ciência vão também ficar em isolamento profilático por terem tido contacto próximo com o ministro Manuel Heitor, que está infetado com o novo coronavírus.

17h11 - Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 17.234 novos casos de coronavírus e morreram mais 143 pessoas. No total, o Reino Unido soma 634.920 casos confirmados e 57.690 vítimas mortais

17h02 - Cristiano Ronaldo está a ser protagonista mundial na imprensa internacional por ter testado positivo para a Covid-19, esta terça-feira. Em Itália, o foco ainda é maior, por conta do craque português ser jogador da Juventus, e o Tuttosport alerta mesmo para uma fotografia publicada ainda na noite de ontem nas redes sociais do capitão da seleção das quinas, onde surge ao lado dos companheiros de equipa ao jantar.

Notícias ao Minuto© Reprodução/ Instagram Cristiano Ronaldo

16h54 - GNR do posto territorial de Freamunde encerrou este domingo um estabelecimento de restauração e de bebidas na freguesia de Freamunde. Num comunicado enviado às redações, a GNR refere que no interior do estabelecimento estavam 50 pessoas.

16h36 - A mara de Alfândega da Fé decidiu hoje reduzir os horários de cafés e restaurantes como medida de contenção do novo coronavírus depois de confirmados sete casos de infeção na sede deste concelho do distrito de Bragança.

16h28 - proteção civil italiana revelou esta terça-feira que foram identificados 5.901 novos casos de coronavírus desde ontem, ultrapassando assim os cinco mil contágios diários. Por outro lado, o número de óbitos diários subiu para os 41. Itália totaliza 365.467 casos positivos e 36.246 mortes desde o início da pandemia

16h19 - O surto de infeção pelo novo coronavirus no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea Portuguesa da Ota (Alenquer) subiu de 16 para 19 militares infetados, informou hoje fonte da Força Aérea Portuguesa (FAP) à agência Lusa.

16h04 - O antigo hospital militar de Belém, em Lisboa, está a funcionar como apoio de retaguarda para doentes com Covid-19, aliviando os hospitais do SNS, tendo 28 pessoas internadas na segunda-feira, informou hoje o Exército.

16h02 - O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, garantiu hoje que as condições segurança estão asseguradas na cantina depois de seis trabalhadores terem testado positivo ao novo coronavírus.

16h00 - diretor nacional da PSP, o superintendente-chefe, Magina da Silva está infetado com o coronavírus, confirmou a Direção Nacional da PSP ao Notícias ao Minuto. O responsável da força de segurança está em isolamento na sua casa. 

15h43 - A Associação de Cuidados Paliativos afirmou hoje que o SNS está "absolutamente parado" na prestação destes cuidados e alerta para "o risco e o grave erro" que se corre de medir o seu sucesso exclusivamente pela resposta à Covid-19.

15h32  - Um homem de 46 anos insultou e ameaçou um motorista dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) de Braga, assim como alguns passageiros, por ter sido chamado a atenção para a obrigatoriedade da máscara facial, de proteção contra a Covid-19.

15h24  - O surto de Covid-19 na vila de Redondo, no distrito de Évora, que infetou cerca de 20 pessoas da comunidade, está controlado e os serviços municipais de atendimento reabriram esta semana, disse hoje o autarca.

15h17 - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a situação pandémica na Europa "é grave" e que é necessário um esforço dos cidadãos para "garantir que não é necessário um novo confinamento".

15h10 - Cristiano Ronaldo está infetado com o novo coronavírus. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou em comunicado publicado, esta terça-feira, nas plataformas oficiais que Cristiano Ronaldo testou positivo ao novo coronavírus.

15h03 - PSP encerra discoteca ilegal em Loures com mais de 100 pessoas. Foram encerrados dois estabelecimentos de restauração e bebidas, na madrugada de domingo, dia 11 de outubro, em Camarate, concelho de Loures, por não cumprirem as normas restritivas no âmbito da pandemia da Covid-19.

15h - Iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento da manhã aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório