Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Homem negro levado preso por corda no Texas processa cidade e polícia

As imagens do afro-americano a ser levado por uma corda pelos agentes da polícia gerou indignação. Agora, está a processar a cidade e o departamento da polícia em um milhão de dólares

Homem negro levado preso por corda no Texas processa cidade e polícia
Notícias ao Minuto

17:13 - 13/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Texas

Donald Neely, um homem negro que foi detido por dois agentes montados a cavalo e levado pela rua preso por uma corda em 2019, está agora a processar a cidade e o departamento da polícia em um milhão de dólares. A situação aconteceu no Texas, nos Estados Unidos.

Na altura, após uma onda de críticas às fotografias que surgiram nas redes sociais, a polícia de Galveston pediu desculpa pelo incidente.

"Entendemos a percepção negativa desta ação e acreditamos que o mais apropriado é parar de usar esta técnica, que não foi usada corretamente neste caso", admitiu a polícia na altura.

O processo judicial aberto esta semana refere que o comportamento dos agentes foi "extremo e ultrajante" e gerou "constrangimento, humilhação e medo" em Donald Neely, reporta a BBC.

Recorde as imagens.

Perante estas imagens, foram várias as pessoas que compararam o momento aos tempos de escravatura nos Estados Unidos.

Neely, que na altura vivia nas ruas, terá sido detido por invasão de propriedade privada depois de vários avisos. A técnica utilizada pelos agentes, indicou o chefe de polícia na altura, é normalmente aplicada em situações mais voláteis, como no caso de multidões descontroladas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório