Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

China diz que EUA representam "enorme risco de segurança" para a Ásia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China avisou hoje que os Estados Unidos representam um "enorme risco de segurança" para a Ásia, durante uma viagem ao sudeste asiático, onde Pequim e Washington disputam influência.

China diz que EUA representam "enorme risco de segurança" para a Ásia
Notícias ao Minuto

11:18 - 13/10/20 por Lusa

Mundo China/EUA

Wang Yi, que se encontra na Malásia, disse que o verdadeiro objetivo dos EUA é "construir uma NATO na região do Indo-Pacífico", numa estratégia que considerou remontar à Guerra Fria.

Washington está a tentar "incitar o confronto entre diferentes grupos e blocos e acirrar a competição geopolítica, enquanto mantém a predominância e o sistema hegemónico", disse Wang, em conferência de imprensa conjunta com o homólogo malaio, Hishammuddin Hussein.

"Neste sentido, a estratégia em si é um grande risco de segurança", frisou.

Wang Yi também pediu aos países do sudeste asiático, que pretendem elaborar um código de conduta com a China no Mar do Sul da China, que eliminem a "perturbação externa" nas águas disputadas, mas não deu mais detalhes.

As acusações de Wang surgem num período de crescentes tensões entre os dois países.

A relação entre a China e os Estados Unidos deteriorou-se rapidamente nos últimos dois anos, com várias disputas simultâneas entre as duas maiores economias do mundo. Em Pequim e em Washington, referências a uma nova Guerra Fria são agora comuns.

A crescente assertividade da China nas suas reivindicações territoriais no mar do Sul da China, por onde passa um terço do transporte marítimo global, é condenada pelos Estados Unidos e tornou-se um ponto de inflamação, já que também Vietname, Filipinas, Malásia e Brunei reivindicam partes do território.

Hishammuddin disse que as disputas devem ser resolvidas pacificamente, por meio do diálogo regional.

Os Estados Unidos defendem que o seu envolvimento no Indo-Pacífico apoia a soberania, transparência, boa governação e uma ordem baseada em regras.

Ao usar o termo 'Indo-Pacífico', os EUA também querem propagar a ideia de que a região se estende além das proximidades da China e dos países do leste da Ásia, para incluir o Oceano Índico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório