Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Maior n.º de mortes em quase 5 meses, internados acima dos 900

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Maior n.º de mortes em quase 5 meses, internados acima dos 900

Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais 16 mortos relacionados com a Covid-19 (número mais elevado desde 20 de maio) e 1.208 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o país já registou 2.110 mortes e 89.121 casos de infeção, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas duas semanas, o vírus parece ter entrado numa curva ascendente, com o número diário de casos de contágio a ficar acima da barreira dos mil desde 8 de outubro. No sábado, dia 10 de outubro, foi inclusive atingido um novo máximo diário de novas infeções (1.646).

O número total de doentes internados, ainda que longe do pico, também é o maior em quase seis meses (916 hospitalizados).

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h15 - Este registo foi encerrado. Pode continuar a acompanhar as atualizações desta terça-feira aqui.

15h10 Cristiano Ronaldo está infetado com o novo coronavírus. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou em comunicado publicado, esta terça-feira, nas plataformas oficiais que Cristiano Ronaldo testou positivo ao novo coronavírus.

14h58 PSP encerra discoteca ilegal em Loures com mais de 100 pessoas. A PSP encerrou dois estabelecimentos de restauração e bebidas, na madrugada de domingo, dia 11 de outubro, em Camarate, concelho de Loures, por não cumprirem as normas restritivas no âmbito da pandemia da Covid-19.

14h57 Aluno impedido de entrar na escola mesmo com teste negativo à Covid-19. Um aluno do 9.º ano de uma escola de Lisboa está a ser impedido de entrar no estabelecimento de ensino depois de ter tido covid-19, apesar de a mãe já ter apresentado o resultado negativo do teste. Gabriel não vai às aulas há mais de três semanas, tendo perdido o contacto com os professores, colegas e com as matérias que estão a ser dadas. "Pedi que me fossem enviando trabalhos para ele poder ir acompanhando, mas nada. Hoje tinha um teste de Físico-Quimica e não o fez", contou à Lusa Judith Soares, mãe do rapaz de 14 anos.

14h56 O que é conhecido até ao momento sobre a reinfeção com SARS-CoV-2? Os casos de reinfeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 são raros mas possíveis, confirmando-se atualmente cinco a nível mundial, e lançam um conjunto de dúvidas sobre o novo coronavírus e sobre a imunidade por exposição.

14h42 - Maior número de hospitalizações desde 20 de abril. O número total de doentes internados é hoje de 916 (mais 39 do que ontem), o maior número desde 30 de abril (968), em quase seis meses. O pico de hospitalizações, recorde-se, foi atingido a 16 de abril (1.302). Note-se, porém, que o número de hospitalizados está em curva ascendente desde 4 de outubro, tendo passado de 682 hospitalizados para 916. Do total de hospitalizados, 132 estão em unidades de cuidados intensivos (mais 4 do que ontem).

14h37 - Sexto dia consecutivo acima dos mil casos. Marca-se hoje também o sexto dia consecutivo em que são reportados mais de mil contágios (desde 8 de outubro). No sábado, dia 10 de outubro, foi inclusive atingido um novo máximo diário de novas infeções (1.646).

14h35 - Maior número de mortes desde 20 de maio. O número de óbitos divulgado esta terça-feira é o maior registo diário em quase 5 meses. O total acumulado é de 2.110.

14h05 - Portugal com mais 16 mortes e 1.208 casos de infeção. Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas e que revela que houve mais 16 óbitos e 1.208 novos contágios. De referir que das vítimas mortais, 10 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco na região Norte e um no Centro. Destaque ainda para os recuperados, que são já 54.047, mais 549 em relação a ontem.

13h43 - Os Países Baixos registaram a primeira morte no mundo de uma pessoa contagiada pela segunda vez pelo SARS-CoV-2, uma mulher holandesa de 89 anos, que também sofria de uma forma rara de cancro de medula óssea

13h19 Surto em embarcações de pesca sobe para 30 infetados em Peniche. O surto em embarcações de pesca de longo curso acostadas para reparação nos Estaleiros Navais de Peniche (ENP) aumentou de 20 para 30 infetados, depois de conhecidos os resultados à Covid-19, disse hoje fonte da empresa.

13h17 Pelo menos 1,081 milhões de mortos em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.081.902 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

13h04 Governo britânico defende novas restrições apesar das críticas. O Governo britânico defendeu hoje o novo sistema de três níveis de restrições para travar a pandemia de Covid-19 apresentado na véspera, apesar de os assessores científicos do governo terem recomendado medidas mais duras há três semanas.

13h00 Europa bate recorde com 700 mil novos casos numa semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou hoje que a Europa registou mais de 700.000 novas infeções pelo novo coronavírus na semana passada, o número mais alto desde o início da atual crise pandémica. Nos dados semanais divulgados esta terça-feira, a agência da ONU destacou que o número de casos da doença Covid-19 e de mortes no continente europeu aumentou 34% e 16%, respetivamente.

12h53 Peregrinação a Fátima decorreu sem atingir limite de peregrinos no recinto. O Santuário de Fátima fez um balanço positivo da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, que hoje termina, durante a qual não foi atingido o limite de 6.000 peregrinos que tinha sido estipulado.

12h51 Mais de 100 estudantes de Erasmus que estudam no Porto estão infetados. Mais de 100 estudantes do programa de mobilidade Erasmus que estudam no Porto estão infetados com Covid-19, 80 dos quais na Universidade do Porto (U. Porto) e 24 no Instituto Politécnico do Porto (IPP), revelaram hoje as instituições. Hoje, o gabinete de comunicação do IPP afirmou que, apesar do aumento de casos positivos entre os estudantes do programa Erasmus, o número de estudantes nacionais infetados com Covid-19 mantém-se, sendo sete os estudantes positivos.

12h20 Coreia do Sul volta a ter público no futebol na reta final do campeonato. A liga sul-coreana de futebol voltará a contar a partir de sexta-feira com público nas bancadas, com a autorização para um limite até 25 por cento da capacidade, informou hoje a Federação sul-coreana (KFA).

12h18 É imperativo que doentes renais tenham apoio psicológico durante pandemia. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) salientam, num estudo exploratório, a necessidade de os doentes renais crónicos terem "apoio psicológico de suporte" durante a pandemia, por forma a evitar riscos de infeção.

11h51 Jogo entre a Nova Zelândia e a Austrália com 47 mil pessoas nas bancadas. O encontro de râguebi entre a Nova Zelândia e a Austrália, para a Taça Bledisloe, a disputar domingo no Eden Park, em Auckland, deverá contar com cerca de 47.000 espetadores, apesar da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

11h42 Itália impõe novas medidas restritivas para conter a pandemia. Itália anunciou hoje novas medidas restritivas nos espaços público e privado destinadas a controlar o ressurgimento da pandemia do novo coronavírus no país, que já registou mais de 36.000 mortos. O decreto, assinado pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, válido por 30 dias, proíbe bares e restaurantes de atender e servir bebidas alcoólicas a clientes que não estejam sentados após as 21:00. O encerramento destes estabelecimentos deve ser à meia-noite.

O documento proíbe ainda festas e celebrações em espaços exteriores e também em locais fechados, limitando a seis o número de convidados em casa.

11h25 - Uma grande sorte depois de um grande azar. Jesse Katayama teve a oportunidade de visitar o icónico Machu Picchu sem mais nenhum turista por perto, uma honra que lhe foi concedida pelo Peru, onde o turista japonês está há sete meses retido por causa da pandemia do novo coronavírus.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Jesse Katayama (@jessekatayama) a 12 de Out, 2020 às 4:18 PDT

11h22Países da UE só adotam restrições "proporcionais e não discriminatórias". Os países da União Europeia (UE) comprometeram-se hoje a só adotar restrições à circulação no espaço comunitário, no âmbito da Covid-19, desde que sejam "proporcionais e não discriminatórias", devendo também ser levantadas logo que possível, anunciou o Conselho.

10h50 - Autoridades francesas revelam o mapa das zonas que estão mais impactadas com a pandemia. A França tem três níveis de alerta (alerta, alerta reforçado e alerta máximo) para determinar a gravidade da situação pandémica, sendo as restrições aplicadas consoante o nível.

10h43 Rússia regista recorde com 244 mortes em 24 horas. A Rússia registou 244 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde desde o início da epidemia do novo coronavírus no país, que enfrenta agora uma nova onda de infeções do vírus. O país também contabilizou hoje, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 13.000 novos casos diários (com 13.868 registos).

10h03 Papua Nova Guiné obriga estrangeiros a usar GPS no tornozelo. As autoridades da Papua Nova Guiné exigem a partir de hoje que os trabalhadores estrangeiros usem dispositivos de geolocalização (GPS) nos tornozelos, durante o período de quarentena obrigatória para quem entra no país.

9h47 Ciclista que lutava pela conquista do Giro sai da prova devido à Covid-19. O holandês da Jumbo Visma foi forçado a abandonar o Giro, quando estava a 1 minuto e 24 segundos da liderança, ocupada pelo português João Almeida, sendo apontado como um dos principais favoritos à vitória final.

9h23 - "Não se aproximam semanas nem meses fáceis". Ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, indica que "não se aproximam semanas nem meses fáceis", numa altura em que várias cidades europeias assistem a aumentos drásticos no registos diários de infeções por Covid-19. "Não podemos baixar a guarda, temos que estar alerta", acrescenta o governante.

9h19 Bolsas em baixa após suspensão de ensaios de vacina contra Covid. As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, com os investidores cautelosos depois da Johnson & Johnson ter anunciado a suspensão dos testes da vacina experimental contra a Covid-19.

9h18 Israel ultrapassa as 2.000 mortes devido à Covid-19. Israel já ultrapassou as 2.000 mortes devido à Covid-19, num momento em que o país permanece confinado pela quarta semana para conter o surto do novo coronavírus.

8h18Alemanha com mais 4.122 contágios e 13 mortes nas últimas 24h. São esta terça-feira contabilizados mais 4.122 novos casos de infeção na Alemanha, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), elevando o total acumulado para 329.453. O número diário de novos casos de infeção volta assim a subir para o patamar das 4 mil infeções depois de dois dias de descida.

7h36 Cidade chinesa afirma ter testado 3 milhões de pessoas após detetar surto. As autoridades da cidade portuária de Qingdao, no leste da China, disseram hoje que testaram já três milhões de pessoas para o novo coronavírus, após o primeiro surto local no país asiático em quase dois meses. A cidade disse ter um total de 12 casos, seis com sintomas e seis assintomáticos, desde que o novo surto foi detetado este fim de semana num hospital.

As autoridades de Qingdao, no leste da China, anunciaram na segunda-feira que vão testar os mais de 9 milhões de habitantes daquela cidade para a Covid-19, até ao final desta semana (em cinco dias).

7h35 Dois jogadores do Peru testam positivo e falham jogo com Brasil. Dois jogadores da seleção peruana de futebol foram excluídos do jogo de qualificação para o Mundial 2022 contra o Brasil, agendado para dia 14, depois de testarem positivo à Covid-19.

7h34Apoio à segurança dos profissionais de saúde custa 300 milhões. O Governo prevê gastar 300 milhões de euros no apoio à segurança dos profissionais de saúde e na mitigação dos efeitos da Covid-19 na saúde pública, segundo a proposta de Orçamento do Estado entregue na segunda-feira na Assembleia da República.

7h33Interrompidos ensaios de vacina devido a doença em participante. O grupo farmacêutico Johnson & Johnson anunciou hoje a interrupção dos ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19 por um dos participantes ter ficado doente. A farmacêutica norte-americana indicou que "a doença do participante está a ser avaliada" pelos médicos e declinou avançar mais pormenores para "respeitar a privacidade deste participante".

7h32 De volta aos comícios, Trump diz ser capaz de beijar multidão. O Presidente dos Estados Unidos regressou, na segunda-feira, aos comícios, horas depois do anúncio de que testou negativo à Covid-19, afirmando que se sente poderoso e capaz de beijar a multidão.

7h30 PIB deve voltar ao nível pré-pandemia da Covid-19 em 2022. O Governo sinalizou na segunda-feira que em 2022 a economia portuguesa voltará aos níveis pré-pandemia de covid-19, de acordo com o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

7h29Estudo indica que exposição ao vírus pode não conceder imunidade. Um estudo que confirma o primeiro caso de reinfeção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos, o quinto a nível mundial, indica que a exposição ao vírus pode não conferir uma imunidade total. O trabalho foi hoje publicado na revista científica Lancet, e analisa o caso de um jovem de 25 anos que testou positivo para duas infeções distintas por SARS-CoV-2 em 48 dias, confirmando que uma segunda infeção pode ocorrer num curto espaço de tempo e pode ser mais grave, como foi o caso.

7h24 - Algumas atualizações lançadas durante a madrugada:

  • Trump testou negativo à Covid-19 em "dias consecutivos". O médico da Casa Branca, Sean Conley, divulgou esta segunda-feira, momentos antes do regresso de Donald Trump aos comícios de campanha, que o presidente norte-americano testou negativo à Covid-19 em "dias consecutivos".
  • Estados Unidos com mais 41.688 casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país totalizou 7.802.281 casos de Covid-19.
  • Argentina com 318 mortes e 9.524 casos nas últimas 24 horas. O país, com 44 milhões de habitantes, contabilizou 903.730 casos de Covid-19 desde o início da epidemia, que resultaram em 24.186 mortes. Milhares de argentinos protestaram em mais de 120 cidades do país contra a quarentena mais prolongada do mundo e contra a estratégia do Governo de avançar contra as liberdades e a favor da impunidade na corrupção.
  • México com mais 164 mortos e 3.542 novos casos. Desde o início da pandemia, o país somou 821.045 casos confirmados de covid-19, que resultaram em 83.945 mortos.
  • Seis infetados põem fim a 57 dias sem casos locais na China. A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 13 casos de Covid-19, entre os quais seis locais, nas últimas 24 horas, pondo fim a 57 dias consecutivos sem infeções domésticas.
  • Índia com 706 mortos e 55.342 casos, valor mais baixo desde agosto. A Índia contabilizou mais de 7,17 milhões de infeções (7.175.880) desde que a pandemia chegou ao país, além de 109.856 óbitos causados pela doença.

7h20 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório