Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Suécia e Dinamarca querem mostrar como Coreia do Norte contorna sanções

A Suécia e a Dinamarca anunciaram hoje que pretendem levar à ONU as revelações de um documentário que mostra, através de elementos infiltrados, como o regime da Coreia do Norte está alegadamente a contornar as sanções internacionais.

Suécia e Dinamarca querem mostrar como Coreia do Norte contorna sanções
Notícias ao Minuto

18:18 - 12/10/20 por Lusa

Mundo ONU

O documentário em questão, que tem produção dinamarquesa e foi transmitido no domingo pela estação pública britânica BBC e por canais nórdicos, tem como base os testemunhos, os dados e as informações recolhidas por um ex-cozinheiro dinamarquês e um ator que durante quase uma década contactaram, como elementos infiltrados, com redes de contactos e de interesses norte-coreanas.

Num comunicado conjunto, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca e da Suécia, Jeppe Kofod e Ann Linde, respetivamente, afirmaram estar "profundamente preocupados com o conteúdo do documentário ["A Toupeira", na tradução em português], que aborda atividades relacionadas com a República Popular Democrática da Coreia [designação oficial da Coreia do Norte]".

"Em resposta a estas preocupações, decidimos dar instruções às nossas missões junto das Nações Unidas para chamar à atenção do comité de sanções da ONU para este documentário. Também abordaremos esta questão dentro da União Europeia (UE)", indicaram os chefes da diplomacia dinamarquesa e sueca na mesma declaração conjunta.

Filmado em grande parte com câmaras ocultas, o documentário mostra como este ex-cozinheiro, após ter fundado uma filial dinamarquesa de uma associação de amizade com a Coreia do Norte, conseguiu ter acesso a um esquema de contactos que permite alegadamente ao regime de Pyongyang contornar as sanções internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório