Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais de mil casos há 5 dias, internamentos em curva ascendente

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de mil casos há 5 dias, internamentos em curva ascendente

Há cinco dias consecutivos com registos diários acima dos mil casos de infeção, Portugal atravessa uma nova fase crítica no combate ao novo coronavírus, com as autoridades a apelar ao reforço das medidas individuais de proteção.

Portugal notificou esta segunda-feira 1.249 novos contágios, um número acima do dia anterior (1.090). No total, o país contabiliza 87.913 casos confirmados e 2.094 óbitos associados à Covid-19.

A pandemia de Covid-19 já fez pelo menos 1.077.849 mortos no mundo desde que foi registado o primeiro caso da doença no final de dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h50 - Este registo foi encerrado. Pode continuar a acompanhar as atualizações desta segunda-feira aqui.

15h12 Sobem para 17 profissionais recuperados do surto no hospital de Beja. O número de profissionais do hospital de Beja que estavam infetados com Covid-19 e já estão recuperados subiu para 17, mantendo-se 19 casos positivos, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

14h59 Inglaterra prepara instalação de hospitais de campanha. As autoridades inglesas anunciaram hoje a reativação de três hospitais de campanha que estiveram operacionais na primavera para fazer face ao aumento de casos de Covid-19.

14h58 Quatro guardas suíços e três residentes do Vaticano infetados. Quatro guardas suíços, membros da força que faz a segurança do Papa, testaram positivo para o novo coronavírus, o que provocou a suspensão de todas as autorizações e férias que permitiam a saída dos agentes do Estado Pontifício.

14h55 Vila Real com 73 casos apela ao uso de máscara na rua. O presidente da Câmara de Vila Real apelou hoje ao uso de máscara, mesmo na via pública, e a uma maior fiscalização das forças policiais neste concelho que contabiliza 73 casos ativos de Covid-19.

14h45Internamentos? SNS tem "ainda capacidade e espaço de conforto". Questionado sobre a ocupação hospitalar, o secretário de Estado sublinhou que "é evidente que, perante os números que temos, os serviços vão aumentando a sua pressão". Contudo, os números dão ainda o "conforto" da "referida rede de expansibilidade que temos, quer ao nível dos internamentos, quer ao nível das unidades de cuidados intensivos".

14h38 - Há cinco dias acima de mil casos diários. O número diário de casos de contágio está acima da barreira do mil desde 8 de outubro. No sábado, dia 10 de outubro, foi inclusive atingido um novo máximo diário de novas infeções (1.646).

14h33 - Aumento de 195 internamentos nos últimos nove dias. O número total de doentes internados é hoje de 877, o maior número desde 1 de maio (892), há cinco meses, mas muito longe do pico de hospitalizações, atingido a 16 de abril (1.302). Note-se, porém, que o número de hospitalizados está em curva ascendente desde 4 de outubro, tendo passado de 682 hospitalizados para 877.

14h08 - Já começou a conferência de imprensa da DGS. Acompanhe abaixo em direto:

14h00 -  Conheça os concelhos portugueses mais afetados pela Covid-19, sendo que um já ultrapassou a barreira dos 7 mil casos.

13h39 Pandemia já fez pelo menos 1,077 milhões de mortos em todo o mundo. Mais de 37.575.650 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 25.963.400 foram considerados curados.

13h34 - De acordo com o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista esta segunda-feira mais 14 mortes e 1.249 novos casos de Covid-19, bem como 311 recuperados. Há assim mais 924 casos ativos, perfazendo um total de 32.321.

13h21 Instituições científicas isentas de IVA nos projetos Covid-19. As instituições científicas e de ensino superior vão ficar isentas de pagar IVA nas atividades relacionadas com a contenção da propagação da Covid-19, segundo a versão preliminar da proposta do próximo Orçamento do Estado.

13h19Irão regista o mais alto número de mortes e de contágios diários. O Irão anunciou hoje o mais elevado balanço de óbitos, 272 num dia, provocados pelo novo coronavírus, e também do número de contágios verificados.

13h17 40 alunos em isolamento após 4 casos positivos em escolas de Mogadouro. Quarenta alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM) foram colocados em isolamento profilático após a deteção de quatro infeções por Covid-19 em dois alunos e dois professores, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

13h05 - Governo vai contratar 261 profissionais para o INEM e 4.200 para o SNS. O Governo vai avançar com a contratação de 261 profissionais para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e 4.200 para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021.

12h33 Sobe para 10 número de mortes na Misericórdia de Bragança. O número de óbitos associados ao surto de coronavírus na Santa Casa da Misericórdia de Bragança subiu hoje para dez com a morte de um utente de 90 anos que se encontrava hospitalizada, informou a instituição.

12h25 França não exclui reconfinamento localizado face a "segunda vaga forte". O primeiro-ministro francês, Jean Castex, não excluiu hoje o regresso ao confinamento em algumas regiões para evitar a propagação do novo coronavírus no país, que regista uma "segunda vaga forte".

12h23Subsídio de risco de 219 euros para quem tratar doentes com Covid-19. Os profissionais de saúde que trabalhem em áreas dedicadas à Covid-19 vão receber um subsídio extraordinário de risco no valor máximo de 219 euros, segundo a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 a que a Lusa teve acesso.

12h08 África quer acesso a reservas internacionais para comprar vacinas. O enviado especial da União Africana Donald Kaberuca disse hoje que África está no fim da fila para a vacina da Covid-19 e pediu maior acesso a reservas dos bancos multilaterais para conseguir imunizar a população do continente.

11h50 - Começam a notar-se sintomas a longo prazo da Covid-19, alerta NHS. As autoridades de saúde britânicas alertaram esta segunda-feira para a questão dos sintomas a longo prazo em consequência da doença Covid-19, algo que começa a ser mais evidente e que afeta também os mais jovens.

11h21 - Itália e Reino Unido com novas medidas de proteção. A Itália, por exemplo, deverá anunciar a proibição de festas privadas e colocar um limite máximo no número de pessoas que podem ir a casamentos e funerais, de acordo com a Reuters. No Reino Unido, o governo vai impôr esta segunda-feira um novo sistema de "três níveis" de alerta para que as restrições sejam aplicadas de forma mais incisiva em alguns locais.

11h13 - Recuperados têm problemas de memória e raciocínio. Os médicos estão a tentar compreender o fenómeno enquanto cada vez mais pacientes recuperados da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, reportam sofrer de dificuldades cognitivas.

10h51Estudo avalia impacto do isolamento social em adultos e idosos. Uma equipa de investigadores está a avaliar o "impacto do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 no bem-estar físico e psicológico de adultos e idosos", anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC). Investigadores da UC estão a desenvolver um estudo para "avaliar o real impacto do isolamento social" decorrente da pandemia "no bem-estar físico e psicológico de adultos e idosos, especialmente no desenvolvimento de psicopatologia e na associação ao risco para declínio cognitivo", anunciou hoje a instituição, numa nota enviada à agência Lusa.

10h48 Infantário encerrado e turma em casa em Alfândega da Fé. O infantário da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, está encerrado devido à existência de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, informou aquela autarquia.

10h46 Aos 99 anos, venceu a Covid-19 em sete dias. Florentina Martín, ou avó Nina, como é tratada pela sua família, acaba de ser protagonista de uma batalha onde, em tempo recorde, levou a melhor sobre a Covid-19.

10h40África com mais 200 mortes e 7.964 infetados nas últimas 24h. África registou nas últimas 24 horas mais 200 mortes devido à covid-19 e 7.964 novas infeções, elevando os números totais para 38.396 e 1.577.644, respetivamente, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

10h24 - Andaluzia divulga gráfico que representa a evolução das hospitalizações desde o início da pandemia até ao momento, revelando que se vive agora um novo crescimento de internamentos, mas ainda longe do que se viveu entre março e maio.

10h17 Após o pior dia de sempre, Rússia regista mais 13.592 casos. Rússia regista, esta segunda-feira, mais 13.592 casos de Covid-19 em apenas 24 horas. O valor é ligeiramente inferior ao de ontem, dia em que o país assistiu ao seu pior dia em termos de infeções diárias.

9h59 Portugal teve a pior semana desde o início da pandemia. A semana passada foi a pior em termos de números de novos casos desde o início da pandemia da Covid-19. No total, o país somou, de segunda-feira passada até ontem, domingo, um total de 7.513 novas infeções pelo novo coronavírus

9h33 Trump imune à Covid-19? ‘Tweet’ considerado “potencialmente perigoso”. O Twitter voltou a adicionar uma etiqueta a um ‘tweet’ do Presidente dos EUA, Donald Trump, onde indica que viola as regras da rede social. O ‘tweet’ em questão é o que pode ver abaixo, onde Trump afirma que está “imune” à Covid-19.

Notícias ao MinutoPlataforma acrescenta um pequeno texto a publicações que considera violarem os termos de uso© Twitter/Donald J. Trump

9h27 - "Parem de usar o confinamento como medida primária de controlo". David Nabarro, consultor do gabinete do diretor-geral da OMS, apelou aos governos para que não recorram ao confinamento como principal medida para controlar a propagação do novo coronavírus.

8h48 - Dois ministros ficarão confinados. "Por determinação da DGS ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o Ministro do Planeamento (Nelson de Souza) e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Ana Mendes Godinho) que ladeiam o MCTES na reunião do Conselho de Ministros", explica o gabinete do primeiro-ministro. Mais membros do Executivo vão realizar os exames de diagnóstico na manhã desta segunda-feira.

8h44 - Passar a mensagem... em código. Fotografia de um cartaz de alerta sobre as medidas de proteção contra o novo coronavírus. Um cartaz situado em Silicon Valley, na 'meca' norte-americana da tecnologia, explicando-se assim a opção pelo 'formato programador'.

8h38 Alemanha regista mais 2.467 casos e seis mortos. A Alemanha regista, esta segunda-feira, mais 2.467 casos de infeção por Covid-19 e seis mortos. Os números são inferiores aos do dia anterior, em que se registaram quase 4 mil casos em apenas 24 horas.

8h35 "Covid-19 não é pandemia, mas sindemia". Segundo um artigo publicado na BBC News, para Horton, existe o novo coronavírus e simultaneamente múltiplas doenças não transmissíveis. Sendo que esses dois aspetos interagem num cenário social e ambiental no qual se destaca uma desigualdade social marcante.

8h25Cidade chinesa vai testar 9 milhões de pessoas em cinco dias. A cidade chinesa de Qingdao, situada no leste do país, vai testar a totalidade da sua população ao novo coronavírus em cinco dias, depois de alguns edifícios residenciais e acessos a um hospital terem sido isolados por causa de seis casos assintomáticos de Covid-19.

7h50Ministro Manuel Heitor infetado com o novo coronavírus, quase todos os ministos testados. Todos os membros do Governo que participaram na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira estão a ser testados, sendo que alguns resultados já foram conhecidos e são negativos, incluindo o primeiro-ministro, António Costa.

"Ontem [sábado] ao fim da tarde, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi informado que testou positivo à Covid-19. Não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário", lê-se na nota do Governo enviada às redações no domingo

7h45Greve no ensino superior arranca hoje sem data para terminar. Os docentes do ensino superior iniciam hoje uma greve para exigir a salvaguarda das condições de segurança sanitária nas instituições, um protesto que só terminará quando os problemas estiverem resolvidos.

7h41Vírus pode sobreviver 28 dias à temperatura ambiente. O novo coronavírus pode sobreviver pelo menos 28 dias em superfícies como o plástico e o aço a 20 graus centígrados, a temperatura ambiente, de acordo com um estudo da agência científica australiana publicado hoje. O SARS-CoV-2, responsável pela pandemia que infetou mais de 37 milhões de pessoas no planeta e fez mais de um milhões de mortos, pode sobreviver mais 10 dias do que o vírus da gripe, apontou a Organização da Investigação Científica e Industrial da Commonwealth da Austrália (CSIRO, na sigla original).

7h40 Vacina chinesa na Venezuela nos próximos dias para fase 3 de testes. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou no domingo que uma vacina chinesa chegará ao país "nos próximos dias" para a fase 3 dos testes, nos quais vão participar "milhares de voluntários".

7h39Nova Zelândia assina acordo para comprar 1,5 milhões vacinas. O Governo da Nova Zelândia anunciou hoje um acordo para comprar 1,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pelas farmacêuticas alemãs Pfizer e BioNTech, a serem entregues no primeiro trimestre de 2021.

7h39 Governo entrega hoje proposta de lei do OE2021 na Assembleia da República. O Governo entrega hoje na Assembleia da República (AR) a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que deverá ser votada na generalidade dia 28 e em votação final global a 26 de novembro.

7h38"Custa ver como há milhões para o Novo Banco e não há trocos para lares". O economista António Bagão Félix critica todo o processo relativo ao Novo Banco e admite que lhe custa ver como há milhões de euros para capitalizar o banco e não há "uns trocos" para travar a Covid-19 nos lares.

7h35 - Confira as últimas atualizações relativas aos números da pandemia:

  • Argentina com 287 mortes e 10.324 casos nas últimas 24 horas. A Argentina registou 287 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de 10.324 novos casos confirmados, anunciaram as autoridades argentinas.
  • China soma 57 dias sem casos locais. A China somou hoje 57 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou 21 casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.
  • Peru perto dos 850 mil infetados e com mais de 33 mil mortos. O Peru atingiu no domingo quase 850 mil infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia, existindo pouco mais de 72 mil casos ativos, com o país a contabilizar 33.305 mortos no total.
  • México com mais 139 mortos e 3.175 novos casos. O México registou 139 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de 3.175 infeções, uma redução de 10% no número de casos em relação à semana anterior, segundo as autoridades de Saúde mexicanas.
  • EUA com 460 mortos e 50.965 casos nas últimas 24 horas. Desde o ínicio da pandemia, o país totalizou 214.765 óbitos e 7.760.593 casos de Covid-19.
  • Índia com 816 mortos e mais de 66 mil casos nas últimas 24h. A Índia registou 816 mortos e 66.732 infetados com Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades indianas, elevando o total de casos desde o início da pandemia para mais de 7,1 milhões.

7h25 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações de domingo clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório