Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Partido governamental lidera resultados parciais das eleições na Lituânia

A União dos Agricultores e Verdes (LFGU), no poder na Lituânia, lidera os resultados ainda parciais da primeira volta das eleições legislativas que hoje decorreram.

Partido governamental lidera resultados parciais das eleições na Lituânia
Notícias ao Minuto

23:00 - 11/10/20 por Lusa

Mundo Lituânia

O partido governamental, que apoia o primeiro-ministro independente, Saulius Skvernelis, obteve 22,6% dos votos quando estavam escrutinados 750 distritos dos cerca de 1.000 que existem no país báltico, indicou a autoridade eleitoral lituana.

A opositora União Cristã-Democrata Lituana (HU-LCD) surgia com 15,8%, seguida do Partido Trabalhista, com 14%, e dos sociais-democratas, com cerca de 11%.

A confirmar-se esta tendência, a LFGU obterá 22 dos 70 lugares em disputa na primeira volta, num total de 141 lugares do parlamento, o Seima. A HU-LCD elege 14, os trabalhistas 12 e os sociais-democratas 10.

A composição final do hemiciclo fica dependente da segunda volta, que vai decorrer em 25 de outubro, e onde serão distribuídos os restantes 71 lugares de deputados, correspondentes a distritos unipessoais.

As eleições de hoje decorreram sob estritas medidas de segurança, com a obrigatoriedade do uso de máscara nas assembleias de voto e o respeito pelo distanciamento físico.

De acordo com a autoridade eleitoral, a taxa de participações rondou os 47%, três pontos mais baixos face a 2016, com 2,4 milhões de eleitores convocados para eleger o novo parlamento.

Segundo fontes oficiais, 11% dos eleitores votaram antecipadamente, face aos 6,5% que recorreram a esta alternativa em 2016.

Durante a campanha, a LFGU do primeiro-ministro Skvernelis enalteceu o esforço económico realizado nos últimos meses, assinalados pelo surgimento do novo coronavírus, num país com um salário médio bruto que ronda os 1.400 euros mas onde a pobreza e desigualdade de rendimentos permanecem entre as mais elevadas da União Europeia. Recentes dados oficiais indicam que o desemprego disparou de 9% em fevereiro para os atuais 14%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório