Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tubarão de 5 metros e 50 anos pode ter tido mais de 100 crias

‘Matriarca do oceano’ pesa mais de 1.6 toneladas.

Tubarão de 5 metros e 50 anos pode ter tido mais de 100 crias
Notícias ao Minuto

08:04 - 11/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tubarão

Um grupo de investigadores que está a realizar uma expedição na Nova Escócia, no Canadá, encontrou um enorme tubarão branco, fêmea com cerca de 50 anos, mais de cinco metros e 1.6 toneladas.

De acordo com os cientistas da ONG Ocearch, a ‘matriarca do oceano’, como foi apelidada a fêmea, deve ter tido cerca de 15 ciclos reprodutivos ao longo da vida, ou seja, mais de 100 tubarões.

A conclusão surge depois de o grupo ter analisado amostras do tubarão que, posteriormente, foi devolvido ao mar com uma marca de reconhecimento.

“Quando lidamos com um animal deste tamanho, ele afeta-nos de uma forma completamente diferente do ponto de vista emocional. Sentes uma enorme preocupação e respeito pela sua sabedoria, pelo que nos fornece. Um enorme respeito mesmo”, explicou Chris Fischer, líder da expedição Ocearch à imprensa local.

Na mesma entrevista, Chris contou que deram a esta fêmea o nome de Nukumi, em homenagem à matriarca do povo Mi’maq, da região, “uma vez que ela tem muita sabedoria para partilhar”.

Os dados obtidos com este tubarão vão ajudar mais de 21 projetos. Na mesma expedição, o grupo conseguiu marcar outros sete tubarões brancos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório