Um grupo de investigadores que está a realizar uma expedição na Nova Escócia, no Canadá, encontrou um enorme tubarão branco, fêmea com cerca de 50 anos, mais de cinco metros e 1.6 toneladas.
De acordo com os cientistas da ONG Ocearch, a ‘matriarca do oceano’, como foi apelidada a fêmea, deve ter tido cerca de 15 ciclos reprodutivos ao longo da vida, ou seja, mais de 100 tubarões.
A conclusão surge depois de o grupo ter analisado amostras do tubarão que, posteriormente, foi devolvido ao mar com uma marca de reconhecimento.
“Quando lidamos com um animal deste tamanho, ele afeta-nos de uma forma completamente diferente do ponto de vista emocional. Sentes uma enorme preocupação e respeito pela sua sabedoria, pelo que nos fornece. Um enorme respeito mesmo”, explicou Chris Fischer, líder da expedição Ocearch à imprensa local.
Na mesma entrevista, Chris contou que deram a esta fêmea o nome de Nukumi, em homenagem à matriarca do povo Mi’maq, da região, “uma vez que ela tem muita sabedoria para partilhar”.
Os dados obtidos com este tubarão vão ajudar mais de 21 projetos. Na mesma expedição, o grupo conseguiu marcar outros sete tubarões brancos.