Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Sinto-me ótimo". Trump surge em público após regresso à Casa Branca

Donald Trump apareceu hoje, pela primeira vez, em público depois de ter estado internado.

"Sinto-me ótimo". Trump surge em público após regresso à Casa Branca
Notícias ao Minuto

19:53 - 10/10/20 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo Covid-19

Donald Trump fez, este sábado, a sua primeira aparição pública desde que regressou à Casa Branca, na segunda-feira, depois de ter estado internado durante três dias devido à Covid-19. Desconhece-se, porém, se o chefe de Estado norte-americano ainda está infetado com o SARS-CoV-2.

O presidente discursou na varanda da Casa Branca para centenas de pessoas que se concentravam no relvado no âmbito de um protesto pacífico 'pela lei e pela ordem'. "Sinto-me ótimo", garantiu.

Sem máscara, Trump assegurou que o coronavírus "vai desaparecer", que está "em vias de desaparecer". "Quero que saibam que a nossa nação vai vencer este terrível vírus chinês", insistiu o presidente norte-americano, perante os apoiantes, muitos com máscara, mas sem considerarem o distanciamento social.

"Produzimos terapias e medicamentos poderosos, curamos os doentes, vamos recuperar e a vacina vai chegar muito, muito depressa, num tempo recorde", assegurou.

"A ciência e a medicina vão erradicar o vírus chinês uma vez por todas, vamos livrar-nos do vírus em todo o mundo. Estão a ocorrer fortes fluxos na Europa, no Canadá (...) mas isso vai desaparecer, está em vias de desaparecer e as vacinas vão ajudar", considerou.

No seu breve discurso, o chefe da Casa Branca foi de novo particularmente crítico face às correntes da "esquerda" e do "socialismo", numa abordagem em termos gerais, e assegurou que "nunca permitiremos" que assumam o poder.

Indica a Reuters que esta aparição pública é apenas o primeiro passo do líder norte-americano rumo à retoma da campanha eleitoral.

Até ao momento, sublinhe-se, a Casa Branca não revelou o resultado dos últimos testes de Trump à Covid-19 e o próprio presidente escusou também avançar a informação. Na passada sexta-feira, refira-se ainda, um porta-voz da Casa Branca assegurou que o presidente seria novamente testado e não apareceria em público se ainda estivesse contagioso.

Recorde-se que o segundo debate presidencial norte-americano, que estava marcado para o próximo dia 15 de outubro, em Miami, foi cancelado ontem. 

[Notícia atualizada às 20h49]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório