Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Bielorrússia: Lukashenko fala com opositores detidos

O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, reuniu-se hoje inesperadamente com vários opositores detidos, numa altura em que o movimento de contestação à sua liderança se mantém há dois meses.

Bielorrússia: Lukashenko fala com opositores detidos
Notícias ao Minuto

18:49 - 10/10/20 por Lusa

Mundo Lukashenko

A presidência divulgou no seu canal Telegram uma foto do encontro organizado na prisão dos serviços especiais (KGB) em Minsk, no qual participou Viktor Babaryko, que era considerado o principal adversário de Lukashenko nas presidenciais de agosto, mas foi detido em junho durante a campanha eleitoral.

Segundo o canal Telegram, o encontro teve uma duração de quatro horas e meia e foi discutida a reforma constitucional.

"A Constituição não se pode escrever na rua", declarou Lukashenko, numa alusão ao projeto de reforma constitucional que apresenta como solução para a crise.

"O objetivo do presidente é ouvir a opinião de todos. No entanto, o teor da conversa não foi divulgado por decisão geral dos participantes", precisou a mesma fonte.

Lukashenko, no poder desde 1994, enfrenta um movimento de contestação sem precedentes, que surgiu após acusações de fraude generalizada nas presidenciais, que diz ter vencido com 80% dos votos.

Desde as eleições, milhares de pessoas concentram-se aos domingos nas ruas de Minsk, a capital, para exigir a demissão de Lukashenko e contestar a repressão das primeiras manifestações depois das eleições, que fez pelo menos três mortos, dezenas de feridos e centenas de detidos.

Lukashenko prometeu uma reforma da Constituição que reparta melhor os poderes que atualmente se concentram no presidente, mas não foi divulgada qualquer proposta concreta desde agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório