Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Alemanha regista 4.721 novos casos de Covid-19 e 15 mortes

É o maior número de infetados desde o início de abril.

Alemanha regista 4.721 novos casos de Covid-19 e 15 mortes
Notícias ao Minuto

09:30 - 10/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

Alemanha registou, este sábado, dia 10 de outubro, 4.721 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o número diário de infetados mais elevado desde o início de abril, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI).

O número total de infetados desde o início da pandemia é assim de 319.381, tendo a doença provocado já 9.604 mortos, mais 15 vítimas mortais nas últimas 24 horas. 

As zonas consideradas de risco, em que há mais de 50 novas infeções por 100 mil habitantes, também aumentaram.

O número de pacientes recuperados é agora de 273.500, mais 1.700 que na sexta-feira.

Estes números confirmam a progressão ascendente e continuada observada nas últimas semanas e especialmente nestes últimos dias.

Na quarta-feira, o número de novas infeções superou as 2.800, na quinta-feira ficou acima das 4.000 e na sexta-feira ultrapassou as 4.500.

O pico de infeções diárias na Alemanha, registado entre o final de março e o início de abril, foi de cerca de 6 mil novos casos.

Esta sexta-feira, após uma reunião com os responsáveis das 11 principais cidades do país, a chanceler Angela Merkel sublinhou que os centros urbanos são o principal foco de preocupação, tendo em conta a evolução de casos registada em Berlim e Frankfurt.

Angela Merkel alertou ainda para o perigo de um "descarrilamento no controlo" e assinalou a necessidade de recuperar esse controlo para evitar uma paralisação da atividade económica e escolar.

Berlim ultrapassou esta sexta-feira a média de 52 infeções por 100 mil habitantes, em sete dias. De acordo com os critérios do RKI, acima da marca das 50 infeções, entra-se na classificação de zona de risco, sendo aplicadas medidas especiais para travar a propagação dos contágios.

Várias zonas de Berlim encontram-se ainda abaixo daquele nível, mas no populoso bairro de Neukolln registaram-se 133,9 infeções por 100 mil habitantes. O bairro de Mitte está nas 90 infeções.

Também em algumas zonas dos estados da Renânia do Norte-Vestfália e da Baviera e da cidade de Frankfurt estão agora entre as mais afetadas.

A maioria dos estados impôs restrições às estadas de residentes das zonas consideradas de risco, a não ser que apresentem um teste negativo, realizado nas 48 horas anteriores à viagem.

Esta medida coincide com o início das férias escolares do outono e alterou os planos de muitas famílias.

Em Berlim e Frankfurt os bares e restaurantes passaram a estar obrigados a fechar entre as 23h00 e as 6h00, sendo ainda proibida a venda de álcool e ajuntamentos de mais de cinco pessoas - exceto se forem da mesma família ou residirem na mesma habitação.

Leia Também: AO MINUTO: 'Cura' de Trump pode gerar "confusão"; Os sem-abrigo da Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório