Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Irão diz que novas sanções norte-americanas bloqueiam canais humanitários

As autoridades iranianas condenaram hoje a imposição de sanções pelos Estados Unidos a 18 grandes bancos do país, considerando-as uma tentativa de bloquear os últimos canais da República Islâmica para importar alimentos e medicamentos.

Irão diz que novas sanções norte-americanas bloqueiam canais humanitários
Notícias ao Minuto

14:11 - 09/10/20 por Lusa

Mundo Irão

O governador do Banco Central do Irão, Abdolnaser Hemmati, disse que algumas das entidades sancionadas lidavam com as importações de alimentos e de medicamentos, trabalhando com bancos estrangeiros que ainda beneficiavam de isenções por parte de Washington.

A partir de agora, o Banco Central, em conjunto com o setor privado, fará "todo o possível" para que sejam fornecidos os bens básicos e "não permitirá que se exerça mais pressão" sobre a população, adiantou Hemmati, citado pela agência oficial IRNA.

O chefe da diplomacia, Mohamad Javad Zarif, afirmou que "os iranianos sobreviverão à última das crueldades".

"No meio da pandemia de covid-19, o regime dos Estados Unidos quer acabar com os canais que nos restavam para pagar por alimentos e medicamentos", criticou numa mensagem divulgada na noite de quinta-feira na rede social Twitter.

Zarif indicou que "conspirar para matar de fome uma população é um crime contra a humanidade", adiantando que os que bloqueiam o dinheiro iraniano "enfrentarão a justiça".

Segundo os Estados Unidos, as sanções contra os 18 bancos iranianos visam impedir Teerão de arranjar "recursos financeiros" para financiar "o programa nuclear, o desenvolvimento de mísseis" e alegadas atividades terroristas.

Washington abandonou em 2018 o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano e restabeleceu sanções ao Irão que envolvem numerosos setores económicos, como o financeiro e o petrolífero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório