Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Líderes de partidos do PE apelam a desbloqueio de legislação paritária

Os líderes de cinco grupos políticos do Parlamento Europeu (PE), nomeadamente os que incluem eurodeputados portugueses, apelaram ao Conselho da União Europeia (UE) que desbloqueie a legislação que prevê mais mulheres em administrações de empresas.

Líderes de partidos do PE apelam a desbloqueio de legislação paritária
Notícias ao Minuto

12:17 - 09/10/20 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Segundo um comunicado hoje divulgado, os líderes dos grupos PPE (que inclui os eurodeputados do PSD e o do CDS), S&D (a que pertence o PS) e GUE (PCP e BE), assinaram uma carta juntamente com os responsáveis dos liberais do Renovar Europa e dos Verdes assinalando que a diretiva (lei europeia) "Women on Boards", aprovada pelo PE em 2013, está bloqueada no Conselho da UE.

A diretiva em causa estabelece o objetivo de que pelo menos 40% dos lugares de administradores não-executivos das sociedades cotadas em bolsa sejam ocupados "pelo género mais sub-representado" -- em geral, as mulheres.

A carta é assinada pelos coordenadores das comissões dos Assuntos Jurídicos (JURI) e dos Direitos das Mulheres e Igualdade dos Géneros (FEMM), assim como por todos os relatores e relatores-sombra da diretiva, entre os quais Maria da Graça Carvalho (PSD).

Segundo o comunicado, a eurodeputada espera agora "mais recetividade à mudança por parte do Conselho", lembrando que "um dos países que se opunham à diretiva, o Reino Unido, já não faz parte da UE e Espanha e Alemanha têm mostrado disponibilidade para reverem as suas posições".

Já na segunda-feira, a eurodeputada do PS Maria Manuel Leitão Marques tinha argumentado, intervindo na sessão plenária num debate com a presidência alemã da UE, que "é tempo de ultrapassar esse impasse".

Atualmente, de acordo com dados do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), as mulheres representam menos de 30% dos membros dos conselhos de administração e apenas 8% dos presidentes executivos (CEO) das principais cotadas da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório