Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Lula da Silva diz que não guarda "rancor" mas tem "sede de justiça"

"Sou inocente e quero provar que o que fizeram comigo foi uma tremenda maldade", diz o antigo presidente do Brasil.

Lula da Silva diz que não guarda "rancor" mas tem "sede de justiça"
Notícias ao Minuto

10:45 - 09/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu uma entrevista ao jornal El Pais, onde assumiu que não guarda rancor pelo tempo em que esteve preso entre abril de 2018 e novembro de 2019, por alegado crime de corrupção no âmbito da Operação Lava Jato. Contudo, diz que quer que seja feita justiça e quer anular as condenações a que foi sujeito, bem como recuperar os seus direitos políticos.

Lula da Silva reforçou várias vezes que já provou a sua "inocência" e que quer agora provar que o juiz Sergio Moro "é um mentiroso, que não foi juiz, e que inventou uma sentença".

"Sou inocente e quero provar que o que fizeram comigo foi uma tremenda maldade", atira, acrescentando: "Não guardo rancor, o que tenho é sede de justiça. O que eu quero é que a justiça diga que sou inocente e que Bolsonaro é um lacaio".

Lula da Silva lamentou ainda a forma como a extrema-direita está a crescer, nomeadamente com Donald Trump, nos EUA, E Jair Bolsonaro, no Brasil. E considera mesmo inacreditável "que a maior economia do mundo seja governada por mentiras".

"Vi um discurso de Trump em que chamava comunistas a [Hillary] Clinton e a Obama. Imagino as voltas que Marx e Lenin estavam a dar no túmulo, porque isso é de uma grande ignorância. Não tem pés nem cabeça", atirou, referindo que quando não existem argumentos, ganha-se eleições arranjando inimigos.

Nesse âmbito, e sobre o debate entre Donald Trump e Joe Biden, Lula da Silva diz que parecia uma discussão da "pré-escola" e considera que, na política, "precisamos de recuperar o humanismo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório