Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cerca de 20 pessoas raptadas no centro do Mali

Cerca de 20 pessoas foram raptadas na terça-feira no centro do Mali por homens armados não identificados, informaram fontes locais, citadas por agências internacionais.

Cerca de 20 pessoas raptadas no centro do Mali
Notícias ao Minuto

16:37 - 07/10/20 por Lusa

Mundo Mali

De acordo com Boukary Coulibaly, o chefe da aldeia de Farabougou, em Niono, no centro do país, "homens armados, terroristas, raptaram 20 pessoas" durante a feira semanal local.

"Durante o rapto, um jovem da aldeia foi morto", assinalou o líder local, citado pela agência France-Presse.

De acordo com Coulibaly, uma dúzia de pessoas foi, entretanto, libertada, mas os raptores mantêm nove pessoas retidas.

Sob anonimato, e também citado pela agência noticiosa, um responsável político local disse ter sido informado do sequestro e que os militares foram "informados imediatamente".

Já uma fonte das forças de segurança de Segou, capital regional, disse ter sido informada da situação e que grupos 'jihadistas' e grupos de "autodefesa" operam na zona onde ocorreu o rapto.

O centro do Mali tem sido palco de episódios de violência entre grupos armados, em particular depois do surgimento de um grupo 'jihadista' liderado pelo fula Amadou Koufa, que em 2015 recrutou grande parte da sua comunidade.

Desde então, os confrontos multiplicaram-se entre os fula, criadores de gado, e os bambara e dogo, tradicionalmente agricultores, que criaram "grupos de autodefesa" sustentados pelos caçadores dogo.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia.

JYO // LFS

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório