Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Após explosões em Beirute, Líbano está a caminho da "catástrofe"

As explosões ocorridas em agosto no porto de Beirute acrescentaram ainda mais crise ao Líbano, onde a situação política, económica e social conduz o país "rapidamente para a catástrofe", disse à Lusa a portuguesa Rita Dieb.

Após explosões em Beirute, Líbano está a caminho da "catástrofe"
Notícias ao Minuto

16:28 - 07/10/20 por Lusa

Mundo Beirute

Contactada telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa, Rita Dieb salientou que o panorama atual do país está a atingir o "limite do insuportável", uma vez que não há um governo fixo, o atual é interino, os políticos não se entendem, a corrupção mantém-se e, até ao final do ano, o banco central libanês vai acabar com os subsídios a bens alimentares, medicamentosos e ainda aos combustíveis.

A população libanesa já estava habituada ao caos económico, mas as explosões no porto de Beirute, a 04 de agosto, agravaram a situação política, económica e social, com o Líbano a caminhar "rapidamente para a catástrofe".

Na opinião de Rita Dieb, e que é "comum à grande maioria da população" de Beirute, é que o Líbano "precisa, e grande parte do povo libanês quer, é acabar com este velho sistema corrupto e que se proceda à criação de um Estado de Direito, onde os governantes façam o que lhes compete, que governem e protejam o país e o povo".

Nascida em Mansoa, 60 quilómetros a leste de Bissau, a advogada Rita Dieb, 48 anos, não exerce atualmente e vive há 16 anos em Beirute.

"Economicamente, enfrentamos o caos em que já vivíamos e caminhamos para a catástrofe, porque até ao final do ano o Banco Central [do Líbano] vai retirar a sua comparticipação a alguns bens alimentares, aos medicamentos e aos combustíveis, elevando assim os preços para o dobro", frisou, adiantando que, em Beirute, já se começa a sentir a escassez de alguns alimentos e medicamentos.

Segundo Rita Dieb, há 16 anos a viver em Beirute -- onde os pais nasceram -, a situação política no Líbano não dá sinais de revitalização.

Após a explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amónio no porto de Beirute, a 04 de agosto -- que provocaram a morte a 202 pessoas, ferimentos em cerca de 6.500 e arrasaram bairros inteiros, deixando cerca de 300.000 pessoas sem teto --, o Governo do primeiro-ministro Hassan Diab apresentou a demissão e, pouco depois, foi escolhido Moustapha Adib, que viria a demitir-se a 26 de setembro face às divergências de opinião entre os vários partidos.

Nesse sentido, Rita Dieb considera que não haverá um Governo no Líbano "antes das eleições presidenciais norte-americanas", a 03 de novembro, até porque também falharam todas as tentativas feitas pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, para pôr de pé um executivo inclusivo.

Por outro lado, sublinhou, prevê-se também a continuação da subida do valor do dólar norte-americano ("ou a descida da libra libanesa"), paralelamente à decisão dos bancos comerciais do país manterem o dinheiro cativado.

"Ou seja, aumentará, com certeza, a percentagem da população a viver abaixo do limiar da pobreza, que já é de 50%. E contínua o pesadelo de ter o dinheiro cativo nos bancos. Só temos acesso ao levantamento uma vez por mês de uma quantia limitada e fixa de dólares, que, ainda por cima, é convertida a metade do valor que tem no 'mercado negro'", explicou.

Segundo Rita Dieb, atualmente, um dólar vale, oficialmente 3.900 libras libanesas, enquanto no mercado paralelo o valor sobe para as 8.000 (a moeda libanesa já desvalorizou desde o início do ano mais de 80% em relação à norte-americana).

Em relação às investigações sobre as explosões de agosto em Beirute, Rita Dieb lamenta não haver ainda quaisquer respostas, nem sequer decisões de apoio à reconstrução.

"Continuamos a contar apenas com a ajuda internacional. É necessário que se proceda rapidamente a reconstrução das casas porque temos a chuva e o frio muito próximos. Necessária é também a rápida reconstrução dos hospitais atingidos", sublinhou, salientando que a questão da pandemia do novo coronavírus tem sido remetida para segundo plano em detrimento da questão política.

"Há um aumento substancial da pandemia de covid-19, contando com mais de 1.000 novos casos por dia. Os hospitais públicos estão sobrelotados e já não conseguem dar resposta suficiente. Poucos são os hospitais privados que estão a aceitar casos de covid-19", acrescentou.

Outra "grande preocupação", continuou, tem a ver com o início do ano letivo e com o pagamento das propinas que, por serem maioritariamente escolas privadas, o custo é "elevadíssimo".

"O nível de ensino no Líbano é muito alto. Maioritariamente, os libaneses dominam três línguas: árabe, francês e inglês. E o nível de iletrados é muito baixo", reconheceu.

Quanto à comunidade luso-libanesa residente no Líbano, estimada em cerca de uma centena, na maioria com dupla nacionalidade, Rita Dieb salientou que vive as mesmas dificuldades da grande maioria da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório