Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Sul. Ex-embaixador da Coreia do Norte em Itália vive em Seul

Uma comissão parlamentar sul-coreana confirmou hoje que o ex-embaixador da Coreia do Norte na Itália, que desapareceu misteriosamente em 2018, vive na coreia do Sul desde o ano passado.

Coreia do Sul. Ex-embaixador da Coreia do Norte em Itália vive em Seul
Notícias ao Minuto

12:00 - 07/10/20 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

O ex-diplomata Jo Song-il foi "para a Coreia do Sul voluntariamente em julho de 2019" e vive no país desde então, afirmou o presidente da comissão parlamentar de Informação, Jeon Hae-cheol, citado pela agência de notícias Yonhap.

Jo Song-il desapareceu com a sua mulher em novembro de 2018, pouco antes do fim do seu mandato como embaixador em Roma, e vários meios de comunicação relataram que o diplomata tinha tentado pedir asilo num terceiro país, com a ajuda da Itália e de outros Estados.

A confirmação do presidente da comissão parlamentar foi feita depois de um dos deputados do principal partido de oposição sul-coreano, o Partido do Poder do Povo, ter escrito, na rede social Facebook, que Jo Song-il está na Coreia do Sul e vive, com a sua mulher, sob proteção do Governo.

A filha do casal ter-se-á recusado a desertar e foi repatriada para a Coreia do Norte em fevereiro do ano passado, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália.

Jeon Hae-cheol explicou que as informações sobre o paradeiro de Jo foram mantidas em segredo para tentar proteger, na medida do possível, a família do ex-diplomata que ainda permanece no Norte.

O estabelecimento na Coreia do Sul do ex-embaixador representa a deserção para o país vizinho do mais alto responsável do regime norte-coreano desde que Hwang Jang-yop, considerado na época uma das três figuras mais importantes de Pyongyang, o fez, em 1997.

A chegada de Jo também marca a primeira deserção de um embaixador norte-coreano desde que o líder supremo Kim Jong-un chegou ao poder, em 2011.

Em 2016, Thae Yong-ho, encarregado de negócios da embaixada norte-coreana em Londres desertou para a Coreia do Sul com a sua família e foi eleito, no ano passado, para a Assembleia Nacional pela bancada do conservador Partido do Poder do Povo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório