Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Extremistas islâmicos libertam dois sequestrados no Mali

O opositor político Soumaila Cissé, raptado em março, e a trabalhadora humanitária Sophie Pétronin, sequestrada em dezembro de 2016, foram libertados por extremistas islâmicos, afirmou hoje um responsável do partido de Cissé.

Extremistas islâmicos libertam dois sequestrados no Mali
Notícias ao Minuto

23:54 - 06/10/20 por Lusa

Mundo Mali

De acordo com o responsável político, que falou à agência noticiosa Associated Press sob anonimato, Cissé e Pétronin foram libertados em Tessalit, na região de Kidal, devendo regressar de avião à capital do país, Bamako.

Até ao momento não houve quaisquer comentários dos governos de França ou Mali, embora familiares dos dois sequestrados tenham chegado a Bamako na manhã de hoje, num avião que partiu de Paris.

Nos últimos dias aumentou a especulação de uma possível troca de prisioneiros, depois de o Governo ter libertado cerca de 180 extremistas islâmicos no fim de semana.

Em dezembro de 2016, membros de milícias terão raptado Pétronin, agora com 75 anos, da cidade de Gao, onde se encontrava a ajudar órfãos. Dezoito meses depois, surgiu num vídeo divulgado pelo grupo JNIM, associado à al-Qaida.

Cissé, 70 anos, foi candidato presidencial por três vezes e desapareceu em março, durante a campanha para a sua reeleição para o cargo de deputado nas eleições legislativas, que viriam a realizar-se poucos dias depois.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia.

Independente desde 1960, o Mali viveu, em 18 de agosto deste ano, o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório