Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Contágios nos Países Baixos aumentam 40% para mais de 27.400 semanais

Os Países Baixos registaram nos últimos sete dias um total de 27.482 casos positivos de covid-19, um aumento de mais de 40% em relação à semana anterior, confirmaram hoje as autoridades sanitárias holandesas.

Contágios nos Países Baixos aumentam 40% para mais de 27.400 semanais
Notícias ao Minuto

18:37 - 06/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Na semana anterior, o Instituto de Saúde Pública (RIVM) tinha registado 19.299 novos casos do novo coronavírus, pelo que "continua a tendência de alta", afirmou a diretora do Centro Nacional de Coordenação para o Controlo de Doenças Infecciosas dos Países Baixos, que conta com cerca de 17,2 milhões de habitantes.

Aura Timen explicou que as medidas restritivas tomadas na semana passada necessitam de tempo para conseguir a diminuição dos contágios no país, que já contabilizou, até hoje, 150.382 casos de infeção, e 6.538 óbitos.

"Ainda é demasiado cedo", afirmou, salientando ser "importante" que toda a população siga as recomendações sanitárias oficiais.

Desde a terça-feira até hoje, as autoridades holandesas realizaram 222.877 testes de diagnóstico para detetar o SARS-CoV-2, mais do que os 207.670 que o efetuaram na semana antes.

O Instituto de Saúde Pública holandês adiantou também hoje que, nas últimas 24 horas, foram detetados 4.548 novos casos de covid-19, total semelhante ao de segunda-feira, com a maioria dos contágios a manterem-se concentrados em Amesterdão, Roterdão e Haia, as três grandes cidades holandesas.

Por outro lado, uma maioria do Senado deu hoje "luz verde" à lei que regula a entrada em vigor da aplicação para telemóvel destinada a ajudar no rastreio do novo coronavírus.

A aprovação surge após vários meses de debate sobre a falta de proteção da privacidade dos cidadãos, o que vai permitir a respetiva introdução da aplicação a nível nacional a partir do próximo sábado.

A aplicação passou já pelo Parlamento e pelo Senado, com a oposição dos três grupos da extrema-direita holandesa, que alegam que poderá conduzir ao rastreio de dados dos cidadãos, infringindo as normas de privacidade, embora o Governo garanta que a medida não é obrigatória.

As autoridades sanitárias holandesas já contabilizaram até hoje mais de 150.382 casos de infeção, tendo registado mais de 6.538 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e quarenta e cinco mil mortos e mais de 35,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório