Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia pede à comunidade internacional para apoiar Azerbaijão

O chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, pediu hoje à comunidade internacional para apoiarem o Azerbaijão, no conflito com a Arménia em Nagorno-Karabakh, questionando a utilidade de um cessar-fogo na região.

Turquia pede à comunidade internacional para apoiar Azerbaijão
Notícias ao Minuto

13:48 - 06/10/20 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

"O mundo deve apoiar os que estão dentro da lei", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, durante uma conferência de imprensa, ao lado do seu homólogo naquele país, Ceyhun Baramov, na vista a Baku, onde pediu à "comunidade internacional para se posicionar a favor do Azerbaijão".

A visita de Cavusoglu acontece na sequência do apelo da França, Rússia e Estados Unidos para que seja estabelecido um "cessar-fogo imediato e incondicional" no enclave de Nagorno-Karabakh, disputado entre a Arménia e o Azerbaijão, num conflito que subiu de escalada nas últimas semanas.

Contudo, o chefe da diplomacia turca mostrou desconfiança sobre a eficácia de um cessar-fogo, quando os bombardeamentos aumentam de volume e intensidade, fazendo dezenas de feridos na região.

"O que acontecerá depois? Será a Arménia convencida a sair de imediato dos territórios do Azerbaijão? Haverá uma solução que garanta a sua retirada?", interrogou-se Cavusoglu, explicando que o apelo feito por alguns países "continua a colocar o opressor e o oprimido em pé de igualdade".

Dessa forma, diz Cavusoglu, adotando a mesma postura em relação aos dois países, "recompensa-se a Arménia", lembrando que Nagorno-Karabakh é território do Azerbaijão.

O chefe da diplomacia turca acusou ainda as forças arménias de realizar ataques contra civis do Azerbaijão, cometendo "crimes contra a humanidade e violando as convenções de Genebra".

"A partir de agora, o mundo deve perceber que isto não pode continuar assim", avisou o chefe da diplomacia turca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório