Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

NATO reconhece que Grécia e Turquia tentam resolver conflito

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, reconheceu que a Grécia e a Turquia estão a dar passos para resolver o confito no Mediterrâneo Oriental, embora continuem a resistir a negociações diplomáticas.

NATO reconhece que Grécia e Turquia tentam resolver conflito
Notícias ao Minuto

12:39 - 06/10/20 por Lusa

Mundo NATO

Durante um périplo por Atenas e Ancara, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, reconheceu que os dois países ainda não estão preparados para iniciar negociações, mas admitiu que há espaço para criar mecanismos que evitem conflitos militares no Mediterrâneo oriental.

A tensão entre os dois países aumentou, este verão, depois de a Turquia ter iniciado a prospeção de gás natural e petróleo numa região que a Grécia considera pertencer à sua Zona Económica Exclusiva (ZEE).

A hostilidade diminuiu, nos últimos dias, sob mediação da NATO, a que os dois países pertencem, que propôs um mecanismo que passa pela criação de uma linha direta entre as forças armadas gregas e turcas, na tentativa de evitar confrontos armados diretos.

"Estamos prontos para desenvolver este mecanismo", disse Stoltenberg, após uma reunião com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em Atenas, acrescentando que a linha telefónica permanente entre os quadros militares dos dois países será uma garantia para evitar incidentes no Mediterrâneo.

Stoltenberg disse que a linha telefónica estará "disponível 24 horas por dia, para facilitar a eliminação de conflitos no mar e no ar", explicando que a NATO está disponível para tornar este mecanismo ainda mais elaborado e eficaz.

"Este mecanismo pode ajudar a criar o espaço para esforços diplomáticos", disse o secretário-geral da NATO, depositando confiança na retoma de negociações entre os dois países, embora admita que isso possa não acontecer de imediato.

Mitsotakis disse que, embora esta iniciativa seja importante e deva ser assinalada, não passa, para já, de um passo "técnico" e que o importante é o início de um diálogo político entre os dois países, o que o secretário-geral da NATO reconheceu não ter ainda condições para acontecer.

Ainda assim, na passada semana, a Turquia anunciou a retirada de um navio de exploração de hidrocarbonetos da zona de Chipre, depois de antes ter retirado um outro das águas reivindicadas pela Grécia.

"O nosso país saúda o primeiro passo dado pela Turquia, para reduzir tensões. Resta saber se é uma atitude sincera ou uma manobra tática. Esperamos consistência e persistência dos nossos vizinhos e aguardamos uma data para iniciar o diálogo", disse hoje o primeiro-ministro grego.

Durante o fim de semana, Stoltenberg reuniu-se com o Presidente turco, Recep Erdogan, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusloglu, procurando abrir canais de comunicação entre a Turquia e a Grécia.

O secretário-geral da NATO disse que o conflito no Mediterrâneo Oriental não é "uma mera questão bilateral, mas sim uma preocupação de todos os membros da NATO" e referiu a ameaça das violações das leis internacionais por parte de Turquia, dando como exemplo a atitude provocatória de Ancara, que anunciou a compra de mísseis S-400 à Rússia, apesar de ser um elemento da Aliança Atlântica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório