Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Jihadista' francês entregue pela Turquia a França

Um francês que se juntou à 'jihad' na Síria em 2012 e foi condenado à revelia a 15 anos de prisão foi hoje expulso da Turquia e colocado sob custódia na chegada a Paris, segundo a agência France-Presse.

'Jihadista' francês entregue pela Turquia a França
Notícias ao Minuto

13:45 - 05/10/20 por Lusa

Mundo Turquia

Othman Garrido, de 26 anos, que se autodenominava Abou Salman al Faransi, foi capturado em julho passado pelas forças de segurança turcas na região de Kilis, na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com a agência turca Anadolu.

Já hoje foi expulso ao abrigo do 'protocolo Cazeneuve', um acordo de cooperação policial entre Paris e Ancara para intercetar 'jihadistas' franceses. Assim que chegou à França, foi levado sob custódia policial, segundo fonte judicial.

Em abril de 2017, um tribunal de menores da França condenou este homem à revelia a 15 anos de prisão por se ter filado às fileiras do grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria em 2012, tendo participado em treinos e combates e exortado muçulmanos de França a cometer ações violentas.

Quatro outros membros da sua família - os pais e dois dos seus irmãos, que também foram para a Síria - também foram condenados a penas entre 10 e 15 anos de prisão.

Ainda segundo fonte judicial, uma nova investigação foi aberta recentemente contra este homem originário de Montpellier (Sul da França) a propósito de atos cometidos após sua condenação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório